Distribuição de almoço para pessoas em situação de vulnerabilidade social marca o 2º Banquetaço em Santa Maria

Distribuição de almoço para pessoas em situação de vulnerabilidade social marca o 2º Banquetaço em Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O clima era de alegria e comemoração no 2º Banquetaço, que ocorreu nesta segunda-feira (27), no Terminal de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. O evento foi realizado para marcar a reativação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) pelo governo federal. O órgão é responsável pela estruturação de políticas públicas relacionadas à alimentação e ao combate à fome no país.

Conforme o presidente do Consea de Santa Maria, Juarez Felisberto, 65 anos, o principal objetivo do órgão é propor e tensionar para que existam recursos e políticas não apenas para a segurança, mas também para a soberania alimentar:

– Hoje, se nós temos o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra alimentos da agricultura familiar e destina para restaurantes populares e cozinhas comunitárias, é graças a essa construção, proposição e articulação que o Consea Nacional tem feito, desde a sua base, com os Conseas municipais e estaduais.

Almoço coletivo e gratuito

Durante o 2º Banquetaço, foi servido um almoço coletivo e gratuito para pessoas em situação de vulnerabilidade social e moradores de rua. Uma das pessoas que se beneficiou da iniciativa foi a doméstica Nilza de Fátima Durand, 42 anos, moradora do Loteamento Cipriano da Rocha:

– Nós somos de um bairro pobre e humilde da cidade. A gente é um povo esquecido, mas temos dignidade. Tem pessoas de bom coração que lembram da gente, por isso estamos aqui hoje. O alimento é a base de tudo, sem alimento ninguém sobrevive.

O cardápio para quem estava presente era risoto e salada. A ideia era servir cerca de 400 refeições no almoço coletivo. O vendedor Claricio Severo Marques, conhecido como Catito, 54 anos, era o responsável pela cozinha e comenta que a preparação e a mobilização para o Banquetaço começaram dias antes do evento:

– Nós começamos a nos mobilizar há alguns dias, os sindicatos entraram conosco nessa. No domingo, viemos aqui preparar os frangos e hoje fizemos as refeições. Hoje é um momento de comemoração porque o Consea Nacional estava fazendo muita falta. Não podemos admitir um governo que vira as costas para a população em situação de rua. Nós, agora, daqui para frente, temos grande esperança que isso mude.

Caso todas as refeições não sejam servidas, haverá distribuição de marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade e moradores em situação de rua durante a noite desta segunda-feira.

Além da distribuição do almoço coletivo, o evento contou com a participação de artistas musicais, como Gisele Guimarães e Maninho Pinheiro, Paola Matos, Elias Resende, e também, com a apresentação da Associação de Capoeira de Rua Berimbau.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Extinção em 2019

O Consea havia sido extinto em 2019, nos primeiros dias do governo de Jair Bolsonaro. Nesse período, no dia 27 de fevereiro, na Praça Saldanha Marinho, foi realizado o 1º Banquetaço. Naquele momento, o objetivo era protestar contra a extinção do órgão e reivindicar a reabertura do Restaurante Popular de Santa Maria.

Uma dessas demandas foi atendida pela prefeitura de Santa Maria ainda no mesmo ano: em dezembro de 2019, o Restaurante Popular foi reaberto. Já a mobilização nacional em torno do Consea só foi atendida agora em 2023, quatro anos depois, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reverteu a decisão e reativou o órgão. Assim, em todo o país foram organizados banquetaços para celebrar a medida.

– O Consea Nacional tem um impacto nas políticas de segurança alimentar. Quando ele foi extinto, nós fizemos um Banquetaço nessa mesma data de hoje em protesto. Hoje, estamos aqui comemorando a restauração do Consea – afirma o presidente do Consea-SM, Juarez Felisberto.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Laura Gomes

POR

Laura Gomes

[email protected]

TAGS: banquetaço,
Memorial da Kiss deve sair em 2023 Anterior

Memorial da Kiss deve sair em 2023

“Era uma situação aterrorizante”, diz deputada estadual em relação aos trabalhados encontrados em situação análoga à escravidão na Serra Gaúcha Próximo

“Era uma situação aterrorizante”, diz deputada estadual em relação aos trabalhados encontrados em situação análoga à escravidão na Serra Gaúcha

Geral