A corrida pela imunização contra a gripe foi grande em Santa Maria. O Dia D de vacinação contra a gripe, que acontece em todo Estado, movimentou os 26 pontos de vacinação de Santa Maria e as unidades móveis de saúde na Praça Saldanha Marinho e no Monet Plaza Shopping. A ação ocorre até as 18h.
Na Praça Saldanha Marinho, houve bastante procura durante todo o dia. De acordo com Sandra Hertz, enfermeira superintentende de ações especializadas da Secretária de Saúde de Santa Maria, a fila começou a se formar às 7h30min. Segundo a enfermeira, muitos idosos e pessoas com doenças crônicas procuram o local para se vacinar. Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michel, os números totais de pessoas vacinadas neste final de semana só poderão ser conhecidos na segunda-feira.
10 coisas que você precisa saber sobre a gripe e a vacinação
Além disso, os distritos de Santo Antão, Boca do Monte, Arroio do Só e Pains, tiveram horários específicos de vacinação. Para se vacinar, é necessário levar comprovante de residência, atestando que reside no município – isso acontece porque, no primeiro dia de vacinação, pessoas de fora da cidade se vacinaram em Santa Maria, o que fez com que o número de doses diminuísse rapidamente.

A campanha de vacinação segue até o dia 20 de maio, e, em Santa Maria, 28.321 pessoas já foram imunizadas, sendo que a meta é de 96,3 mil. Para esta segunda semana de campanha, o esquema de vacinação segue igual ao da primeira: nos dois turnos em todos os postos de saúde do município. O atendimento será priorizado também para vacinar os trabalhadores da área da saúde.
O quarto lote com as doses da vacina chegou na última a semana à cidade – ao todo, mais de 64 mil vacinas. O quinto e último lote deve chegar nesta semana. Em Santa Maria e em outros municípios da Região Central, houve falta de vacinas nesta primeira semana.
Quase 30 mil pessoas já foram vacinadas em Santa Maria