Leandro
Em Santa Maria, mais de 20 unidades de Saúde devem abrir no Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A ação ocorrerá neste sábado (20), das 10h às 16h. Na oportunidade, 17 tipos de imunizantes estarão disponíveis para a população.
Leia também
Pessoas de 18 a 39 anos com comorbidades começam a receber a quarta dose contra a Covid-19 em Santa MariaGoverno do Estado e hospitais seguem em negociação sobre o IPE SaúdePiso da enfermagem: sindicatos afirmam que empresas tiveram tempo para se adequar e serão notificadas se descumprirem normas
Organização
Segundo o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, a preocupação com a baixa cobertura vacinal em estados e municípios brasileiros foi debatida durante uma reunião técnica com o Ministério da Saúde no início de agosto. Das metas de vacinação que não vem sendo alcançadas nos últimos anos, muitas são referentes ao público infanto-juvenil.
Por conta disso, a Campanha Nacional de Multivacinação, que iniciou na última segunda-feira (8), busca incentivar pais ou responsáveis a levar crianças e adolescentes até 15 anos em unidades de saúde, com salas de vacina, para receber a imunização contra doenças como coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite meningocócica e pneumocócica, gastroenterite por rotavírus e hepatites A e B, entre outras.
Conforme Ribas, as equipe já estão se organizando para seguir a orientação e receber essas famílias no sábado. Sobre o horário, o secretário afirma ser resultado de estudos e da observação de campanhas anteriores.
–Devemos ter cerca de 20 unidades abertas das 10h até às 16h. E muitos perguntam por que este horário e não a partir das 8h? Porque já recebemos o diagnóstico de que nas primeiras duas horas da manhã, não há muita procura. Então, colocamos às 10h, pensando que é um horário em que já conseguiram se organizar e organizar a família para conseguir levar a criança, cumprindo o nosso objetivo que é aumentar a cobertura vacinal – afirma.
Por ser um dia de maior mobilização, Ribas comenta que a expectativa é grande, especialmente pela alta nos indíces de vacinação contra a poliomielite, que causa a paralisia infantil:
– Queremos que além da vacina da pólio, que tem que avançar positivamente, nós também consigamos avançar nas atualizações das cadernetas de crianças.
Veja a lista de imunizantes disponíveis na Campanha Nacional de Multivacinação:
PoliomieliteHepatites A e BVaricelaInfluenzaMeningocócica CMeningocócica ACWYHPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)BCGFebre amarelaTríplice viralTríplice bacterianaPneumocócica 10 valentePentavalente (DTP/Hib/Hep B)VRH (Vacina Rotavírus Humano)VOP (Vacina Oral Poliomielite)Covid-19VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
Demais dias
Antes disso, o público pode se imunizar em unidades de referência, em horários e dias variados. Em turno estendido, a vacinação de vários imunizantes é ofertada por três postos de saúde:
UBS Itararé
Quando: Segundas-feiras, das 17h às 19h30minEndereço: Rua Assis Brasil, 400, Bairro Itararé
UBS Wilson Paulo Noal
Quando: Segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h30minEndereço: Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Camobi
UBS Walter Aita
Quando: Quartas-feiras, das 17h às 19h30minEndereço: Rua Luiz Petry, Cohab Fernando Ferrari, Camobi
Arianne Lima – [email protected]
Leia todas as notícias