Detran implementa nova ferramenta para provas teóricas com candidatos disléxicos no Estado

A partir de agora, candidatos com dislexia podem fazer a prova teórica para a Carteira Nacional de Habilitação com o auxílio de um software de leitura. A medida foi implementada pelo Departamento Estadual de Trânsito neste mês. A ferramenta, que realiza a leitura em voz alta do texto apontado com o cursor, estava em testes desde novembro de 2023 e foi aprovada para uso em todos os Centros de Formação de Condutores no Estado.  

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Como irá funcionar?

Com a nova tecnologia, candidatos que tiverem registrado “dislexia” no exame de aptidão fisica e mental poderão fazer a prova teórica com o software, mediante apresentação de laudo ao médico perito. Fica dispensado, assim, o acompanhamento de um examinador do Detran para fazer a leitura do exame, e o candidato pode realizar a prova teórica no dia e na hora que preferir. O direito a tempo dobrado para o exame segue garantido. 

Como o uso de fones de ouvido é proibido, o candidato deverá estar sozinho em sala com o monitor. É possível realizar a repetição das frases da prova quantas vezes forem necessárias, dentro do tempo permitido. Além disso, poderá ser realizada uma simulação com o uso do software para que o candidato conheça e entenda a dinâmica do aplicativo.  

Segundo o chefe da Divisão de Exames do Detran RS, João Jardim, a adoção do software é mais uma medida para garantir acessibilidade e inclusão.

– Trata-se de uma ferramenta importante para ajudar candidatos disléxicos a compreenderem as questões da prova. O DetranRS quer avaliar se o candidato conhece as normas de trânsito para poder circular com segurança, e a nova ferramenta permite isso. 

*com informações do Detran RS

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rádio Verde Oliva, da 3ª Divisão do Exército, já está no ar em Santa Maria; saiba mais Anterior

Rádio Verde Oliva, da 3ª Divisão do Exército, já está no ar em Santa Maria; saiba mais

Próximo

"Não é não": saiba como tornar o Carnaval mais seguro para as mulheres

Geral