lazer

Depois de um mês fechado, Parque da Cacism reabre com movimento intenso

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

O domingo de sol levou os santa-marienses para fora de casa. Uma opção de lazer antiga, mas que se tornou nova neste final de semana, foi o Parque da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism). O local estava fechado há cerca de um mês. A reabertura contou com movimento intenso.

Mês do Esporte tem encerramento com atividades para pais e filhos em Santa Maria

O fechamento foi comunicado em 28 de julho. O motivo, segundo a Cacism, foi um acidente envolvendo um cachorro e que deixou uma pessoa ferida. O comunicado, na época, afirmava que a Câmara iria avaliar as providências para evitar novas ocorrências deste tipo.

Agora, não é permitida a circulação de animais sem uso de guia e coleira. Placas sinalizam para que as pessoas sigam as orientações. Também é obrigatório o uso de focinheira para algumas raças, de acordo com o que está indicado nas sinalizações. Não há monitoramento de vigilantes, porque, conforme o novo comunicado da Cacism, isso traria uma despesa "altíssima e totalmente impossível de ser absorvida".

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

A professora aposentada Lourdes Pigatto, 60 anos, costumava passear com o cão Nick no parque até o fechamento. No último mês, ela procurou alternativas, mas assim que soube da reabertura, retornou para o local preferido.

- Fez falta, porque não encontramos outro local aqui por perto. Aqui é maravilhoso - afirma.

A opinião é a mesma da estudante Amanda Belinaso Oliveira, 19 anos. Ela passeava com Laila neste domingo.

- Não existe outro parque tão grande e principalmente gradeado. No Itaimbé, por exemplo, tem cachorro solto e muita rua nos lados - compara.

Temperatura pode chegar a 30ºC nesta semana em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Além do passeio com os animais, o espaço do parque serve para atividades impossíveis de serem feitas em casa. O professor de artes Luis Gustavo Chiappa, 28 anos, pratica swing poi. São duas cordas com uma bola de borracha e fitas presas na ponta. A ideia é fazer malabarismo com os objetos.

- Não tem como praticar em casa. Na rua, também não tem muita calçada. O parque, além de ser bonito e ter espaço verde, é agradável. Não só pelo ambiente, mas por ser propício a essas práticas - defende.

O Parque da Cacism abre todos os dias da semana, das 7h às 21h.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rádio CDN estreia nesta segunda-feira com programação 24 horas

Próximo

Mês do Esporte tem encerramento com atividades para pais e filhos em Santa Maria

Geral