Deni Zolin: novos fósseis de madeira petrificada são achados em Vale Vêneto

Deni Zolin

Deni Zolin: novos fósseis de madeira petrificada são achados em Vale Vêneto
Foto: Divulgação

As obras de asfaltamento de metade dos 6 km da estrada de Vale Vêneto (VRS-823) renderam pelo menos mais três achados de fósseis de madeira que viraram pedra. Segundo José Darival Ferreira, supervisor ambiental e paleontólogo da SD Consultoria, que presta serviços ao Daer, além de ter encontrado e removido um tronco petrificado de 4 metros de comprimento e sete toneladas, em 11 de agosto, depois disso foram achados, em um trecho a 200 metros dali, outros três pedaços menores de madeira fossilizada. Um deles aparece na foto ao lado e mede menos de um metro.

O paleontógo diz que os três fósseis de madeira petrificada também foram levados ao Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa), da UFSM, em São João do Polêsine, mesmo local para onde tinha sido transportado o grande tronco removido no dia 11.

– Na semana passada, liberei esse novo trecho para as obras prosseguirem. Mas continuo sempre de olho por lá para verificar se há mais fósseis – afirmou Ferreira.

A obra prevê o asfaltamento de 3 dos 6 km da estrada de Vale Vêneto com R$ 5,5 milhões de abatimento de ICMS da Camnpal e da Beira-Rio Calçados. O prazo é de concluir esse trecho até julho de 2023, mas a construtora pretende terminar a obra ainda este ano.

Leia todos os Colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Contratos de coleta de lixo são renovados por 90 dias, e lançamento de nova licitação é adiado por 30 dias Anterior

Contratos de coleta de lixo são renovados por 90 dias, e lançamento de nova licitação é adiado por 30 dias

Morre Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, aos 91 anos Próximo

Morre Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, aos 91 anos

Geral