Deni Zolin: Francesa Atos já formou 5 turmas em parceria com a UFN

Deni Zolin

Deni Zolin: Francesa Atos já formou 5 turmas em parceria com a UFN
Cursos de formação da Atos, em parceria com a UFN, passaram a ser feitos de forma online. Foto: Divulgação

Depois de cinco turmas formadas na Universidade Franciscana (UFN), num curso em parceria com a empresa francesa de tecnologia Atos, ficou clara a falta de mão de obra no setor de informática e tecnologia na cidade. Segundo a vice-reitora da UFN, Solange Fagan, os cursos de formação e capacitação da Atos deixaram de ser só presenciais, na universidade, porque se dependessem só dos estudantes da área em Santa Maria, não haveria alunos suficientes. Outro motivo foi a pandemia, que obrigou a UFN e a empresa a oferecerem os cursos de forma online, já que não era possível fazer aulas apenas presenciais durante o auge da pandemia de Covid-19.

– Todas essas turmas posteriores tiveram vagas abertas para todo o país. Temos gente de todo o Brasil, inclusive aqui da região, participando dessa academia ministrada pela UFN em parceria com a Atos. Hoje a Atos não forma só para o polo de Santa Maria, mas para polos da empresa em todo o Brasil. A segunda questão é que temos aqui uma escassez de mão de obra, até porque temos muitas empresas daqui que demandam de mão de obra na área e reconhecem essa escassez, tendo feito seus próprios meios de formação de pessoas – diz Solange.

Leia também

UFN abre inscrições para cursos de pós-graduação

Apesar de a Atos estar contratando funcionários para trabalho remoto, a vice-reitora da UFN diz que a empresa tem planos de consolidar sua filial em Santa Maria, junto à UFN.

– Eles têm projetos de expansão da própria estrutura física aqui na UFN. Já tem pessoas contratadas aqui da região que ainda estão em trabalho remoto e pediram ampliação da área física aqui. Hoje, a área de TI é globalizada e muitas pessoas trabalham de forma remota. Atualmente, nós já somos um braço da Atos aqui na cidade. Ela é uma empresa âncora. E a gente sabe o quanto a visibilidade de uma empresa âncora pode trazer para cá, de atrair outras empresas e fortalecer esse mercado aqui. Hoje, Santa Maria é uma grande potência com todas essas empresas e startups que vêm se destacando mundo afora – comenta Solange.

A expectativa é que a multinacional francesa acabe desenvolvendo aqui um projeto semelhante ao ocorrido em Londrina (PR), onde a empresa abriu filial em 2012 e foi crescendo, tendo mais de 500 funcionários. A Atos é líder mundial em transformação digital. A empresa tem 110 mil funcionários em 73 países.

Interessados nos cursos gratuitos da Atos em Santa Maria devem ficar atentos às vagas abertas no site.

Oportunidades aos jovens: emprego quase certo

A escassez de mão de obra na área de informática faz com que, mesmo Santa Maria tendo cursos na área na UFSM e na UFN, faltem profissionais para os cursos da Atos e para dar conta da demanda das empresas do setor. Segundo a vice-reitora da UFN, Solange Fagan, talvez pelo fato de alguns cursos da área terem muitas disciplinas na área de matemática e raciocínio lógico, poucos jovens acabam querendo fazer esses cursos. Ou seja, apesar de o consumo de tecnologia e internet ser cada vez maior, pouca gente quer trabalhar na área.

– Em todo o Brasil, e não é um problema só nosso, há falta de interesse de jovens de seguirem nessa área de programação e de tecnologia de informação de forma geral – admite Solange.

Ela reforça que, justamente por causa da grande necessidade de mão de obra nessa área, é uma ótima oportunidade para fazer carreira no futuro, pois muitos estudantes já são cobiçados pelas empresas antes mesmo de se formarem.

Deni Zolin, [email protected]

Leia mais Colunas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Deni Zolin: Banrisul abre concurso com 274 vagas e salário de R$ 4,2 mil Anterior

Deni Zolin: Banrisul abre concurso com 274 vagas e salário de R$ 4,2 mil

Dia do Orgulho LGBTQIA+: Santa Maria já tem motivos para celebrar Próximo

Dia do Orgulho LGBTQIA+: Santa Maria já tem motivos para celebrar

Geral