A fabricante gaúcha Marcopolo anunciou que vai começar a produção no Brasil, em larga escala, dos ônibus elétricos, enquanto outras montadoras, como Mercedes-Benz, também confirmam produção. Algumas cidades brasileiras começam a investir na tecnologia. Porém, para a maioria delas, os custos ainda são proibitivos. Enquanto um ônibus convencional, a diesel, custa na faixa de R$ 600 mil, um ônibus elétrico se aproxima de R$ 2 milhões. Para valer a pena, é preciso um investimento pesado e que só vai se pagar a longo prazo. Até porque a compra precisa ser feita em lotes, e as empresas de ônibus precisam instalar uma subestação de energia própria para suportar o recarregamento das baterias, que são gigantes.
Em algumas cidades, como Rio e São José dos Campos (SP), uma alternativa é as prefeituras comprarem os ônibus e repassar para as empresas operá-los. Mas nesse caso, a depreciação dos veículos não é contabilizada na tarifa do transporte.
A falta de um política de incentivos ao transporte coletivo e aos ônibus elétricos atrasa ainda mais essa mudança.
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