Deni Zolin: por que os ônibus elétricos estão longe de virar realidade por aqui

Deni Zolin

Deni Zolin: por que os ônibus elétricos estão longe de virar realidade por aqui
Foto: Divulgação

A fabricante gaúcha Marcopolo anunciou que vai começar a produção no Brasil, em larga escala, dos ônibus elétricos, enquanto outras montadoras, como Mercedes-Benz, também confirmam produção. Algumas cidades brasileiras começam a investir na tecnologia. Porém, para a maioria delas, os custos ainda são proibitivos. Enquanto um ônibus convencional, a diesel, custa na faixa de R$ 600 mil, um ônibus elétrico se aproxima de R$ 2 milhões. Para valer a pena, é preciso um investimento pesado e que só vai se pagar a longo prazo. Até porque a compra precisa ser feita em lotes, e as empresas de ônibus precisam instalar uma subestação de energia própria para suportar o recarregamento das baterias, que são gigantes.

Em algumas cidades, como Rio e São José dos Campos (SP), uma alternativa é as prefeituras comprarem os ônibus e repassar para as empresas operá-los. Mas nesse caso, a depreciação dos veículos não é contabilizada na tarifa do transporte.

A falta de um política de incentivos ao transporte coletivo e aos ônibus elétricos atrasa ainda mais essa mudança.

Leia todos os Colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Duca Leindecker retorna a Santa Maria em turnê com o filho Guilherme Anterior

Duca Leindecker retorna a Santa Maria em turnê com o filho Guilherme

Movimento inédito reúne jovens cristãos Próximo

Movimento inédito reúne jovens cristãos

Geral