Depois de não ter interessados na licitação aberta para venda do Edifício Galeria Rio Branco, a prefeitura prepara um novo edital para colocar o prédio à venda. Segundo o prefeito Jorge Pozzobom e o vice Rodrigo Decimo, “logo logo” a licitação será lançada.
– Estamos ajustando o edital e aguardando laudo pericial que o TCE pediu para nós. Logo, logo, a licitação vai sair – afirmou Pozzobom, nesta segunda-feira, ao programa CDN Entrevista.
Segundo Decimo, na primeira concorrência, três empresas procuraram a prefeitura atrás de informações, mas acabaram não participando da disputa.
– Depois, mais 5 empreeendedores foram buscar informações. Não necessariamente, todos vão participar, mas já é um avanço, pois antigamente, não tinha nenhum interessado no prédio. Será uma venda, em troca de dinheiro mesmo (não de obras em outro local) – disse Decimo.
Segundo eles, dos interessados em comprar o edifício na Avenida Rio Branco, um deles é de Porto Alegre, e outro, de Minas Gerais. Um empreendedor local comentou recentemente à coluna que já tem até projeto para concluir a construção do prédio, que está inacabado desde os anos 1970.
Leia mais:
O destino de 5 prédios históricos de Santa Maria
A tentativa da prefeitura de resolver o problema do “elefante branco” da Avenida Rio Branco começou ainda no governo Cezar Schirmer, que fez a chamada arrecadação do prédio – instrumento legal em que o município assumiu o prédio para si em troca do IPTU e impostos que os donos do edifício tinham com os cofres públicos. Depois que o imóvel virou patrimônio do município, Schirmer tentou dar um destino para ele, mas sem sucesso. Agora, é Pozzobom que tenta resolver o problema histórico por meio da venda a algum empreendedor que possa concluir o edifício, seja para vender salas comerciais ou apartamentos.
Deni Zolin, [email protected]
Leia mais Colunas