Defesa Civil de Toropi esclarece situação das barragens da região; prefeitura de Quevedos também se pronuncia

Defesa Civil de Toropi esclarece situação das barragens da região; prefeitura de Quevedos também se pronuncia

Foto: Divulgação

Circularam pelas redes sociais diversos vídeos de barragens, supostamente de Toropi, sendo abertas para conseguir conter a grande quantidade de água, reflexo da chuva intensa que caiu nos últimos dias na região. O coordenador da defesa Civil de Toropi, Odilon Oliveira, afirmou que há três barragens em Quevedos, cidade vizinha. Ele afirmou que muitos desses vídeos são antigos e nem são da região. Também negou que alguma dessas barragens tenha sido aberta. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O Complexo Toropi negou a informação, afirmando que as três barragens estão operando de forma considerada normal. Confira a nota na íntegra: 


"O Complexo Toropi, responsável pelas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) Quebra Dentes, Salto do Guassupi, Cachoeira Cinco Veados e Rincão São Miguel, nos rios Toropi e Guassupi, informa em 13 de setembro de 2023 que, apesar das fortes vazões naturais, decorrente das fortes chuvas ocorridas na região, as usinas seguem em operação normal e que as barragens possuem sistemas de instrumentação e monitoramento e que não indicam nenhum tipo de anomalia, não sendo também realizada nenhuma atividade ou uso de comportas.


Os elevados volumes de chuva registrados no Rio Grande do Sul e também na região da bacia do Rio Toropi, principalmente no dia de hoje (13 de setembro de 2023), provocaram elevação natural nos níveis dos rios na região. As barragens das PCHs não possuem função de regularização do rio, ou seja, não conseguem reduzir altas vazões naturais, causadas pelas fortes chuvas, sendo assim, todo o excedente de água passa naturalmente por cima da barragem. Essas barragens possuem vertedouro do tipo soleira livre, e tem a característica “a fio d’água”, ou seja, não possuem capacidade de armazenamento e nem de regulação do fluxo de água do rio

O Complexo Toropi segue monitorando a situação e informa que as vazões naturais seguem altas, devido às fortes chuvas que ainda estão ocorrendo e seguirá trabalhando para fornecer todos os esclarecimentos ao Poder Público e à Defesa Civil."


A prefeita de Quevedos, Neusa Nickel, juntamente com o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil, Mauro Baier, divulgou um vídeo nas redes sociais alertando a comunidade sobre as enchentes na região e passou dicas de prevenção:


– De acordo com o nível da água, que só tende a subir, se sentir alguma situação de perigo, busque se retirar dessa área e busque um lugar seguro, vá para a casa de amigos ou familiares. Peço que a comunidade auxilie, faça sua parte nesse sentido. 


Mauro Baier falou em seguida. Ele relatou que, com as últimas chuvas, o nível dos rios da região subiu, as barragens estavam segurando esse fluxo, mas negou que esteja acontecendo um rompimento: 


– Neste momento, a água está passando por cima (das barragens). Isso é uma vazão natural que ocorre. Não há rompimento algum de barragem. Mas devido à quantidade de chuva, o nível do rio vai aumentar e pedimos que a população fique em alerta.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com rachaduras, ponte entre Faxinal do Soturno e São João do Polêsine é bloqueada, informa Daer Anterior

Com rachaduras, ponte entre Faxinal do Soturno e São João do Polêsine é bloqueada, informa Daer

Viagens de ônibus para o Sul do Estado começam a ser retomadas Próximo

Viagens de ônibus para o Sul do Estado começam a ser retomadas

Geral