
Foto: Defesa Civil Rosário do Sul
Na Região Central do Estado, as últimas chuvas estão causando elevação no nível dos rios e já deixam moradores desalojados em, pelo menos, duas cidades (Rosário do Sul e São Gabriel). Em Santa Maria, 30 famílias, em torno de 70 pessoas, estão desabrigadas. Contabilizando os três municípios, cerca de 300 pessoas estão fora de suas casas na região.
As defesas civis estão monitorando a situação e auxiliando no deslocamento das pessoas que tiveram que deixar as casas em razão das precipitações.
Queda de árvores e bloqueio de pontes e de rodovias também foram registrados.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Dentre as cidades da região com maiores acumulados, estão Caçapava do Sul, Rosário do Sul, São Gabriel, Santiago, Quevedos, São Vicente do Sul, São Sepé e Restinga Sêca.
- Santa Maria bate recorde de chuva para setembro em 111 anos; município registra estragos
- Quais as estratégias adotadas em Santa Maria para evitar desastres naturais
Acumulados na Região Central
- Caçapava do Sul – 198mm
- Rosário do Sul – 176mm
- São Gabriel – 149mm
- Santiago – 142mm
- Quevedos – 137mm
- São Vicente do Sul – 130mm
- São Sepé – 125mm
- Restinga Sêca – 119mm
- Silveira Martins – 119mm
- Jaguari – 115mm
- São Martinho da Serra –113mm
- Agudo – 111mm
- Tupanciretã – 104mm
- Ivorá – 103mm
- São Francisco de Assis – 100mm
- Lavras do Sul – 100mm
- Faxinal do Soturno – 100mm
- Nova Palma –99mm
- Dona Francisca – 96mm
- Júlio de Castilhos – 91mm
- Jari – 85mm
- Cruz Alta – 71mm
Informações da BaroClima Meteorologia – última atualização às 11h desta quarta-feira
Confira, a seguir, as ocorrências em alguns municípios da Região Central
Rosário do Sul
Cerca de 180 pessoas estão fora de casa, abrigadas no Ginásio de Esportes Ervilhão, em função da chuva em Rosário do Sul. Os bairros mais atingidos na cidade são Progresso, Areias Brancas, Vila Nova e Vila Carmelo.
O município registra um dos maiores acumulados da Região Central: 176 mm até o final da manhã de quarta-feira (13). De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rosário do Sul, Leandro dos Santos e Silva, o Rio Santa Maria está com 6m80cm, sendo que o nível normal é de 1m20cm.
A Defesa Civil segue monitorando as áreas ribeirinhas em Rosário do Sul.

São Gabriel
Em São Gabriel, são 19 famílias, com 49 pessoas desalojadas diante das chuvas. A Defesa Civil do município está auxiliando no deslocamento dos atingidos. Os moradores são dos bairros Passo da Lagoa, Mato Grosso, Vila Maria e Beira Rio.
Agudo
Em Agudo, entre terça-feira (12) e o final da manhã desta quarta-feira (13), choveu cerca de 111 mm. Desde a última semana, a Defesa Civil do município monitora o nível do Rio Jacuí, que segue em elevação, mas, até o momento, não atingiu as estradas ou gerou deslocamento das pessoas que vivem próximas ao rio.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Agudo, João Francisco Marques, o que está causando preocupação nesta quarta-feira (13) são os arroios e as sangas no interior do município, como na Linha Teutônia, na Estrada Porto Agudo e na Linha Boêmia. Marques ainda relata que, por enquanto, a Defesa Civil não encontrou nenhum morador com a casa invadida pela água. A pasta da prefeitura também segue com a fiscalização destas áreas.
Além disso, também foi registrada queda de muro de uma residência no Bairro Caiçara em função do vento.
Restinga Sêca
Até o final da manhã desta quarta-feira (13), os acumulados em Restinga Sêca chegaram a 119 mm. No município, o Rio Jacuí está em elevação, mas ainda não transbordou das margens e não apresenta riscos. Contudo, os arroios e sangas já estão invadindo as estradas da cidade, o que é considerado pela Defesa Civil como os pontos mais críticos em razão da chuva.
Silveira Martins
Em Silveira Martins, todas as entradas à cidade tiveram árvores caídas em razão da chuva e do vento. Conforme o secretário de Agricultura, Moisés Rubenich Ruviaro, foi registrada queda de dez árvores, sendo que em apenas um dos acessos (Faxinal do Soturno) o trânsito precisou ser interrompido para a retirada da vegetação. O restante das árvores também já foi removido.
Até as 11h desta quarta-feira (13), choveu 119 mm em Silveira Martins.
Caçapava do Sul
Em Caçapava do Sul, desde a semana passada, o município registrou uma média de 500 mm. A previsão é de que nesta quinta-feira (14) o tempo volte a ficar firme. A Defesa Civil avalia alguns bloqueios em passarelas do interior por conta das enchentes, ainda não há informação precisa de quais são os locais bloqueados. Não há registro de casas destelhadas até a manhã desta quarta-feira (13).
Bloqueios
- Queda de árvores e desmoronamento de terras causam bloqueios parciais na BR-287 entre Jaguari e Santiago
- DNIT bloqueia trânsito na Ponte do Arroio Bossoroca na BR-290/RS, entre Vila Nova do Sul e São Sepé
- Alagamento causa bloqueio na BR-116, em Camaquã; confira outros pontos do Estado
Colaborou Letícia Klusener