seca

Defesa Civil de Santa Maria já distribuiu mais de 1 milhão de litros de água em 2022

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)/

style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">A quantidade de água distribuída pela Defesa Civil Municipal já chega a 1.035.270 litros. O número foi atualizado nesta sexta-feira e diz respeito a 2022. A entrega de água faz parte do trabalho da prefeitura para amenizar os efeitos da estiagem. Do total, 832.270 litros foram destinados para o consumo humano, e o restante para a criação de animais em comunidades da zona rural.

Mesmo com decretos de emergência, municípios reclamam da burocracia para acesso a recursos

A quantidade de famílias abastecidas pela Defesa Civil segue em crescimento. Agora, são 184, cinco a mais do que até a semana passada. Os beneficiados recebem a água pelo caminhão-pipa que leva a água diariamente até 132 pontos de distribuição. Os bairros que recebem o caminhão-pipa até o momento são Camobi, Campestre do Menino Deus, Km 3, Pé-de-Plátano, Itararé, Perpétuo Socorro e Tancredo Neves, além dos distritos de São Valentim, Passo do Verde, Arroio Grande, Santo Antão, Arroio do Só, Boca do Monte, Santa Flora, Palma e Pains.

Paralelo ao trabalho de entrega da água, a Secretaria de Desenvolvimento Rural continua com a construção e a reforma dos chamados "reservatórios" ou "bebedouros". Já foram feitos 39. Na última semana, o trabalho se tornou mais ágil porque duas máquinas passaram a ser utilizadas nesse trabalho. Anteriormente, era apenas uma.

LEIA TAMBÉM
Seca deixa 3,5 mil famílias sem acesso à água e causa prejuízo de R$ 3,9 bilhões na Região Central
VÍDEO: para amenizar estiagem, programa tem 130 inscritos para abertura de açudes
VÍDEO: com calorão e estiagem, incêndios em campo crescem 152% em Santa Maria

REUNIÃO
A prefeitura de Santa Maria trabalha com recursos próprios e ainda aguarda o retorno das solicitações feitas aos governos estadual e federal para o combate à estiagem. O município encaminhou ofícios com pedido de recursos, cestas básicas, construção de microaçudes e cisternas, entre outras contribuições para moradores das áreas mais prejudicadas pela falta de chuva.

Na última quarta-feira, ao lado do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), o chefe do Gabinete do prefeito, Alexandre Lima, coordenou uma reunião que discutiu iniciativas a curto, médio e longo prazo para a estiagem. Estiveram na ocasião a secretária adjunta de Meio Ambiente, Daniela Dalla Lana, o superintendente de Licenciamento e Controle Ambiental, Gerson Vargas Peixoto, o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, o superintendente de Assistência Técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini, o superintendente da Defesa Civil Municipal, Adão Lemos, a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Gesabel Pretto o coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Jacob Pinton, a gestora da Corsan em Santa Maria, Andreia Zanini, o coordenador regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Celso Carvalho, e servidoras da Prefeitura envolvidas no trabalho relativo à estiagem. 

* Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Agudo terá réplicas de dinos mais antigos do mundo

Próximo

Mesmo com decretos de emergência, municípios reclamam da burocracia para acesso a recursos

Geral