Da tornozeleira eletrônica ao detector de metais: conheça o trabalho da Susepe na Calourada

Redação do Diário

Da tornozeleira eletrônica ao detector de metais: conheça o trabalho da Susepe na Calourada
Foto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália Schneider

Durante toda a Calourada – evento de recepção aos calouros da UFSM e das diversas instituições de Ensino Superior de Santa Maria –, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (2ª DPR), trabalha junto das demais forças de segurança presentes na Gare.

Equipes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), da Agência Regional de Inteligência Penitenciária e do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico (IPME) da 2ª Região, atuam na revista do público e na supervisão do local.

Zona de exclusão

Com o objetivo de evitar a circulação de apenados que façam uso de tornozeleira eletrônica na área da Gare, efetuar prisões e impedir a ocorrência de delitos, o Instituto Penal possui agentes junto à base móvel de monitoramento de imagens da Brigada Militar, realizando o monitoramento a zona de exclusão, dentro da área do evento.

Essa zona abrange a região da Gare e arredores. Caso o apenado monitorado se aproxime da Calourada, surge um aviso para a equipe que faz o monitoramento. 

A tecnologia utilizada  possibilita localizar o preso em tempo real para que seja feita uma abordagem. Em caso de identificação de alguma irregularidade, é verificada a possibilidade de efetivação da prisão, em parceria com a Brigada Militar e Polícia Civil. 

– Nossa agência de inteligência trabalha de forma integrada com as demais agências das instituições participantes, onde a troca de informações garante maior amplitude em questões pontuais que envolvem indivíduos com ligação ao sistema prisional em situação irregular – afirma o delegado penitenciário titular da 2ª DPR, Thiago Nothen.

Equipe da 2ª DPR durante monitoramento na Calourada. Foto: Susepe (Divulgação)

Revista pessoal

Na terça-feira (22), atendendo solicitação do comando operacional do evento, a Susepe cedeu quatro detectores de metal do tipo raquetes, que foram utilizadas pelos agentes do GIR e da Guarda Municipal de Santa Maria na revista magnética na entrada do evento. A medida gerou longas filas na Avenida Rio Branco, mas possibilitou evitar a entrada de armas ou qualquer outro objeto que possa trazer risco ao público.

– Ainda temos, dentro da equipe do GIR, agentes do Instituto Penal e do Presídio Regional de Santa Maria (Pesm), que por sua expertise e vivência profissional, possuem conhecimento com o fito de identificar indivíduos foragidos e ou em situação irregular que possam estar no local – considera o delegado penitenciário.

Foto: Susepe (Divulgação)

Grandes eventos

Desde março de 2022, a Susepe atua no monitoramento eletrônico dos grandes eventos promovidos tanto na Arena do Grêmio quanto no Estádio Beira-Rio. No clássico Gre-Nal do dia 5 de março, por exemplo, agentes ocuparam o espaço restrito destinado às forças da segurança pública.

Por meio de uma área virtual, monitoravam a presença de apenados com tornozeleira eletrônica que não poderiam estar presentes no local ou no seu entorno, segundo as regras do monitoramento. Nenhum foi encontrado em situação irregular.

Além disso, a ação vem sendo ampliada para outras atividades como South Summit, Expointer e Planeta Atlântida. Ao todo, já são mais de 70 eventos que a Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) da Susepe já atuou.

2ª Delegacia Penitenciária Regional

Com sede em Santa Maria, a 2ª Delegacia Penitenciária Regional (2ª DPR) é o órgão que coordena as operações da Susepe nas 13 casas prisionais do centro do Estado (confira na lista abaixo) Com cerca de 450 servidores, entre agentes penitenciários, agentes penitenciários administrativos e técnicos superiores penitenciários, a 2ª DPR atende mais de 2,3 mil pessoas que cumprem pena nos regimes provisório, aberto, semiaberto e fechado nos presídios da região. Cerca de 400 são monitorados por meio de tornozeleiras eletrônicas.

Estabelecimentos prisionais da 2ª Região Penitenciária:

Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 2ª Região

Instituto Penal de Santa Maria

Penitenciária Estadual de Santa Maria

Presídio Estadual de Agudo

Presídio Estadual de Caçapava do Sul

Presídio Estadual de Cacequi

Presídio Estadual de Jaguari

Presídio Estadual de Júlio de Castilhos

Presídio Estadual de Santiago

Presídio Estadual de São Francisco de Assis

Presídio Estadual de São Sepé

Presídio Estadual de S. Vicente do Sul

Presídio Regional de Santa Maria

Atual sede da 2ª DPR. Foto: Susepe (Divulgação)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo elege direção. Walter Jobim Neto é o provedor Anterior

Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo elege direção. Walter Jobim Neto é o provedor

Senna completaria 63 anos: conheça histórias de moradores da região marcadas pelo ídolo da Fórmula 1 Próximo

Senna completaria 63 anos: conheça histórias de moradores da região marcadas pelo ídolo da Fórmula 1

Geral