Na EMEF Santa Helena, já eram promovidas oficinas para os alunos desde o mês de abril, que devem ser intensificadas após o ocorrido, voltadas para os sentimentos de insegurança e ansiedade dos alunos. De acordo com o pedagogo e supervisor do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Humano, Daverlan Dalla Lana, as ações devem retornar na próxima semana:
— Vamos retomar tanto com os professores quanto com os alunos, para lidar e acalmar depois disso tudo que aconteceu. Estamos montando uma estratégia para ver como vamos fazer. Questões de práticas restaurativas e comunicação não violenta.
Serviço para os alunos da rede municipal
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
O Programa de Atendimento Especializado Municipal (Praem) atende mensalmente, desde 2009, familiares e alunos do ensino fundamental da rede municipal de Santa Maria. Somente entre os meses de março a junho, 3 mil crianças e adolescentes receberam atendimentos. A equipe conta com cerca de 80 profissionais com 22 frentes de trabalho, realizando apoio pedagógico, psicologia individual e em grupo, psicopedagogia clínica institucional, serviço social, educação especial, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
Leia mais:
Violência que ameaça escolas: silenciamento ou negligência?
Para receber atendimento, a escola identifica os alunos que necessitam e encaminham para o Praem, após consentimento dos pais. Casos mais complexos ou que demandam maior atenção são direcionados a outros profissionais ou instituições responsáveis.
Os serviços do Praem são oferecidos em sede própria, na rua Conrado Hoffmann, número 287, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Os grupos específicos de psicologia ocorrem semanalmente das 13h às 17h, e das 18h às 22h.
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Conforme a superintendente de gestão pedagógica da Secretaria de Educação, Gisele Bauer, os atendimentos foram intensificados após o início da pandemia, referentes às questões de saúde mental e de dificuldade de aprendizagem. Após o ocorrido na escola, essas atividades serão intensificadas, com trabalho de prevenção e cuidado constante.
— O fato nos remete a um cuidado mais pontual, de acolhimento e de cuidado com a comunidade. As ações vão envolver pais, professores, funcionários e estudantes. Hoje já efetivamos algumas ações com os que foram diretamente envolvidos no caso, com psicólogos e psiquiatras. Com os professores, estamos aplicando no sentido de acolhimento, escuta e apoio psicológico — adianta a superintendente.
Para os servidores ligados à educação
Para servidores municipais relacionados a Secretaria de Educação, o Núcleo de Formação e Desenvolvimento Humano (Fordes) oferece desde 2017 serviço gratuito voltado para o bem-estar físico e mental. Têm acesso todos os profissionais que fazem parte das escolas, sejam eles professores, estagiários, merendeiros, auxiliares de serviços gerais e agentes administrativos. O núcleo é ligado ao setor de Gestão de Pessoas,
Atualmente, são cerca de 2,5 mil servidores atendidos. A equipe é formada por 10 acadêmicos voluntários dos cursos de psicologia, serviço social e educação física da Sobresp, Fisma e UFN. As atividades promovem acolhimento, rodas de conversa e escutas nas escolas. Segundo o pedagogo e supervisor do núcleo, Daverlan Dalla Lana, a procura subiu após o início da pandemia de Covid-19, principalmente com o retorno das atividades presenciais:
— Com a pandemia, as pessoas começaram a perceber que precisam cuidar da saúde mental para que todo o resto funcione. Então temos ofertado bastante atividade voltado à isso, ou até um momento de parada de 10 ou 15 minutos para refletir sobre a vida. Essa prevenção é importantíssima para que não ocorram casos mais graves, como já aconteceram.
Para agendar o serviço, basta entrar em contato pelo email [email protected] ou por mensagem no Instagram @NucleoFordes. Para contato telefônico é necessário ligar para a secretaria de educação pelo número (55) 3921-7051, pedindo para transferir para o Núcleo.
Sede: Alameda Montevideo, nº 313, Edifício Sobral Pinto, 1° e 2° andaresHorário: 8h30min às 13h30minContato: (55) 3921-7051, [email protected], ou @NucleoFordes