data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Além de viajarem com metade de sua capacidade, os ônibus intermunicipais devem transportar os passageiros somente na poltrona da janela para evitar a disseminação do coronavírus. A decisão do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) foi publicada nesta quinta-feira por meio de uma ordem de serviço.
Grupo montará central gratuita de videoconsultas para casos suspeitos de coronavírus
De acordo com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, a autarquia está indo ao encontro das determinações do governador Eduardo Leite, publicadas nesta quinta-feira no Decreto Estadual 55.128.
- As alterações no transporte intermunicipal divulgadas pelo governo do Estado são fundamentais para combater a pandemia e minimizar os prejuízos ao Rio Grande do Sul. Por essa razão, decidimos, mais do que reduzir a lotação dos ônibus, determinar que as pessoas sentem na poltrona da janela, onde os riscos de contaminação são menores devido a circulação de ar -, afirmou o dirigente.
Medidas adotadas pelo governo em relação ao transporte intermunicipal:
- Os veículos de transporte intermunicipal passam a transitar com 50% de sua capacidade a partir de quinta-feira
- Na sexta-feira, o Daer emitiu uma ordem serviço permitindo que as empresas ajustem as frotas e os horários das viagens de acordo com a demanda.
- Os veículos estão equipados com álcool gel, luvas e máscaras cirúrgicas. Foram ampliadas as medidas de higiene no início e no final das viagens, com a realização de limpezas durante trajetos longos.
- As medidas de higiene foram reforçadas nas estações rodoviárias.
- A autarquia começou a monitorar a movimentação de passageiros nas principais estações rodoviárias por meio de boletins estatísticos. Desde segunda-feira, esses dados passaram de mensais para diários.
- Nesta quinta-feira, foi emitida uma ordem de serviço que determina a prorrogação de 30 dias no vencimento das licenças dos veículos de fretamento e turismo e nas autorizações de uso de veículos de terceiros. As empresas também poderão usar esse prazo para estender o pagamento de boletos e multas.