Diante das mais diversas manifestações ao longo desta semana, o Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria posicionou-se em relação à volta às aulas no município e ao distanciamento social. Em reunião da mesa diretora, ocorrida na última segunda-feira, foi considerada a conjuntura atual de Covid-19 no Estado e no município.
Moradores do Interior com 80 anos ou mais começarão a ser vacinados nesta quinta-feira
Conforme nota divulgada pelo conselho, dentre as considerações estão: a capacidade instalada de atenção à saúde no enfrentamento da pandemia, que é limitada em termos de recursos materiais e de profissionais da saúde; as dificuldades em oportunizar à população brasileira um processo de vacinação mais rápido, mais seguro e mais eficiente; e o aumento das aglomerações nos diferentes espaços públicos.
Região tem a primeira cidade a decretar lockdown
Dessa forma, resolveu-se: "apoiar as iniciativas do governo do Estado do RS e da prefeitura municipal de Santa Maria-RS que tem por objetivo promover a efetivação do distanciamento social, reiterando sua posição anterior de só aprovar o retorno das aulas presenciais após a efetiva vacinação da população envolvida".
Prefeitura já recebeu 885 cadastros para vacinação de acamados
Ainda, o Conselho Municipal de Saúde pede para que a população cumpram e façam cumprir todas as normas.
Confira a íntegra da nota emitida pelo Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria
"- Considerando a atual conjuntura verificada através dos dados epidemiológicos da pandemia do novo coronavírus, tendo em vista o aumento no número de casos de Covid-19, de hospitalizações, de internações em Unidade de Tratamento Intensivo-UTI, por Covid-19, e, principalmente, o aumento do número de óbitos;
- Considerando que a capacidade instalada de atenção à saúde no enfrentamento da pandemia é limitada em termos de recursos materiais e de profissionais de saúde;
- Considerando que, segundo informações de especialistas, as variantes do vírus que está circulando agora são mais agressivas e com velocidade maior de transmissão na população mais jovem;
- Considerando as dificuldades em oportunizar à população brasileira um processo de vacinação mais rápido, mais seguro e mais eficiente;
- Considerando que, apesar dos dados epidemiológicos desfavoráveis, as aglomerações de pessoas aumentaram nos diferentes espaços públicos, o Conselho Municipal RESOLVE apoiar as iniciativas do Governo do Estado do RS e da Prefeitura Municipal de Santa Maria-RS que tem por objetivo promover a efetivação do distanciamento social, reiterando sua posição anterior de só aprovar o retorno das aulas presenciais após a efetiva vacinação da população envolvida.
O Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria faz um chamamento à população neste grave momento para que cumpram e façam cumprir todas as normas emanadas pelos poderes públicos no enfrentamento desta grave situação. Somos sabedores de que todos estamos cansados; pais, mães, estudantes, trabalhadoras e trabalhadores. Mas o que dizer dos trabalhadores da saúde e dos demais serviços que atuam na linha de frente desta pandemia; também estão todos muito cansados.
Portanto, é imperioso que cada um e cada uma de nós tenhamos um pouco mais de paciência, e façamos cada um e cada uma a nossa parte neste momento. FIQUE EM CASA!
Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria, aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e um."