Leandro
A maior iniciativa de Economia Solidária da América Latina, a Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), deve chegar a 29ª edição neste ano. Previsto para ocorrer de 7 a 9 de julho, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, o evento foi a principal pauta da reunião do Conselho Municipal de Economia Solidária, retomado nesta terça-feira (31), pela prefeitura e instituições envolvidas no planejamento e realização da feira.
Na ocasião, o vice-prefeito Rodrigo Decimo, o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, e os secretários João Chaves, de Desenvolvimento Social, e Rodrigo Menna Barreto, de Desenvolvimento Rural, conversaram com representantes da Universidade Federal de Santa Maria, Emater, Sicredi, Cresol, Coopercedro, Unicentral e Projeto Esperança/Cooesperança sobre a organização da Feicoop.
De acordo com Rodrigo Decimo, o Executivo deve participar da realização do evento de forma ativa já que a cidade é reconhecida pelo incentivo à economia solidária.
– A economia solidária é um dos símbolos de nossa cidade e nossa gestão está ao lado dos produtores do nosso Município. Temos a Feicoop, que é um evento consolidado e o conselho tem esse papel de dar um olhar especializado para que o evento ocorra da melhor maneira – disse o vice-prefeito.
Durante o encontro foram apontadas demandas como melhorias na logística, na estrutura e na qualificação do sistema de estacionamento.
Referência em economia solidária
No ano passado, a 28ª Feicoop movimentou os pavilhões Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter durante três dias. Com o tema “Construindo a Sociedade do Bem Viver: por uma Ética Planetária”, a feira reuniu mais de 500 expositores de oito países e cerca de 140 mil pessoas circularam no evento.
Além da iniciativa que é realizada há quase 30 anos, o Projeto Esperança/Cooesperança também participa do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), na Cáritas e em cozinhas comunitárias.