Conselho Municipal de Economia Solidária é retomado para a realização da 29ª Feicoop

Leandra Cruber

Conselho Municipal de Economia Solidária é retomado para a realização da 29ª Feicoop

Leandro

Foto: Nathália Schneider

A maior iniciativa de Economia Solidária da América Latina, a Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), deve chegar a 29ª edição neste ano. Previsto para ocorrer de 7 a 9 de julho, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, o evento foi a principal pauta da reunião do Conselho Municipal de Economia Solidária, retomado nesta terça-feira (31), pela prefeitura e instituições envolvidas no planejamento e realização da feira.

Na ocasião, o vice-prefeito Rodrigo Decimo, o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, e os secretários João Chaves, de Desenvolvimento Social, e Rodrigo Menna Barreto, de Desenvolvimento Rural, conversaram com representantes da Universidade Federal de Santa Maria, Emater, Sicredi, Cresol, Coopercedro, Unicentral e Projeto Esperança/Cooesperança sobre a organização da Feicoop.

De acordo com Rodrigo Decimo, o Executivo deve participar da realização do evento de forma ativa já que a cidade é reconhecida pelo incentivo à economia solidária.

– A economia solidária é um dos símbolos de nossa cidade e nossa gestão está ao lado dos produtores do nosso Município. Temos a Feicoop, que é um evento consolidado e o conselho tem esse papel de dar um olhar especializado para que o evento ocorra da melhor maneira – disse o vice-prefeito.

Durante o encontro foram apontadas demandas como melhorias na logística, na estrutura e na qualificação do sistema de estacionamento.

Referência em economia solidária

No ano passado, a 28ª Feicoop movimentou os pavilhões Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter durante três dias. Com o tema “Construindo a Sociedade do Bem Viver: por uma Ética Planetária”, a feira reuniu mais de 500 expositores de oito países e cerca de 140 mil pessoas circularam no evento.

Além da iniciativa que é realizada há quase 30 anos, o Projeto Esperança/Cooesperança também participa do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), na Cáritas e em cozinhas comunitárias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sétima edição da Feira Velha Roupa Colorida ocorre neste domingo Anterior

Sétima edição da Feira Velha Roupa Colorida ocorre neste domingo

Câmara de Vereadores de Santa Maria está com inscrições abertas para exposições artísticas gratuitas Próximo

Câmara de Vereadores de Santa Maria está com inscrições abertas para exposições artísticas gratuitas

Geral