Confira como ficou a Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria, após a revitalização

Confira como ficou a Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria, após a revitalização

Foto:Bibiana Pinheiro (Diário)

O Benicio, de 1 ano e 6 meses, e a mãe Luana Giacomelli.

Um coreto e chafariz mais próximo dos originais, construído há 89 anos. Estas são algumas das novidades da Praça Saldanha Marinho após a revitalização da maior parte do espaço. A entrega foi oficializada na manhã desta sexta-feira (5), com uma programação para a comunidade. A obra durou um pouco mais de um ano, e passou de R$ 1,2 milhão. Com ela, bancos, piso e canteiros também estão diferentes. Parte do piso é em cimento, e o restante em pedra portuguesa, com desenhos em preto e branco. Os bancos em volta das áreas verdes e árvores têm iluminação inferior, o que chama a atenção à noite.


​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia ​

No cronograma, ainda falta um trecho para ser revitalizado. Ele fica em frente à Casa de Cultura e ao Banrisul. As máquinas chegarão no local com o início da revitalização da Casa de Cultura, marcado para a primeira semana de agosto. 

Foto João Alves, Divulgação, Prefeitura

Memórias

O aposentado Amadeu Rodrigues passa todos os dias pela Praça Saldanha Marinho. E após essa obra, percebeu, pela primeira vez, durante seus 82 anos, o chafariz com uma característica mais próxima à de antigamente: 


– Gostei de ver. Tiraram o círculo grande envolta, que não tinha uma apresentação muito boa. A gente gostava do original dele, como está agora. O coreto voltou também à mesma estrutura dele. E o resto está muito bom, com bastante banco para sentar. 

Foto: Beto Albert (Diário)

Leia mais 


O Benicio, de 1 ano e 6 meses, conheceu pela primeira vez essa nova versão. Sua mãe, a jornalista Luana Giacomelli, 33 anos, fez questão de visitar o ponto turístico do município com ele: 


– A reforma ficou muito bonita. Estou mostrando para que daqui uns anos, quando ele vier na praça, ele possa lembrar que participou da reinauguração. Lembro de eu criança brincando e correndo. Realmente, é um ponto turístico da cidade. 


A ideia em projetar uma arquitetura que remetesse ao histórico dos patrimônios foi da gestão pública. O trabalho foi liderado pelo professor Juan Amoretti, conhecido por obras expostas por todo o município. Exemplos disso são os murais na Universidade Federal de Santa Maria, e esculturas pelo Bairro Centro. 

Durante a programação de entrega da praça. Foto: Beto Albert (Diário)

Valores

 A obra foi viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão. O dinheiro foi investido pela empresa para compensar o desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde reconstruiu a escola e ergueu um prédio residencial, na Rua do Acampamento com a Doutor Turi.


A secretária de Cultura, Rose Carneiro, comemora a entrega. O proprietário da construtora, Gustavo Jobim, reforça o resultado positivo: 


– Nós vemos que a praça ficou mais limpa, agradável. Nós, da construtora, nos sentimos muito orgulhosos com isso, de fazer parte dessa nova construção. O passo, ainda pendente, vai iniciar logo mais. 

O novo paisagismo da Praça Saldanha Marinho foi projetado pelo renomado escritório Burle Marx, do Rio de Janeiro, que foi contratado pela Construtora Jobim. A empresa foi fundada pelo paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994), que é reconhecido mundialmente por vários projetos, como o desenho icônico do calçadão de Copacabana, com ondas feitas em pedra portuguesa.


Histórico da obra

  • Começou em junho do ano passado, com a troca do piso em frente ao Theatro Treze de maio
  • O que foi entregue – Revitalização coreto e chafariz( patrimônio histórico e cultural do município), troca de piso em alguns pontos e alteração, e alteração na parte subterraria 
  • O que falta – Revitalização do entorno da praça e da parte que liga a Saldanha Marinho ao Calçadão. A partir de agosto 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bibiana Pinheiro

POR

Bibiana Pinheiro

bibiana.pinheiro@diariosm.com.br

Prefeitura esclarece supostas Anterior

Prefeitura esclarece supostas "marcas de pneus" em pintura na Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, inaugurada há um dia

Aapecan promove Próximo

Aapecan promove "Julho Verde" para conscientizar a população sobre câncer de cabeça e pescoço

Geral