O Carnaval começou na sexta-feira e desde a primeira noite os foliões curtiram as atrações em Santa Maria e região. O primeiro dia de festa foi considerado tranquilo, sem imprevistos. Na sexta-feira, o Avenida Tênis Clube (ATC), em Santa Maria, foi palco para todos os ritmos. Do sertanejo ao funk, as músicas animaram as pessoas que foram curtir a noite no clube.
Leia também:
:: Confira as festas de Carnaval em Santa Maria e região::
Além dos ritmos que fizeram os foliões saírem do chão, a bateria da escola de samba Império da Zona Norte tocou samba, a raiz do Carnaval. Uma das atrações mais esperadas da noite, o MC Koringa, chamou o público para cantar e dançar.
- A noite foi muito boa, o pessoal estava animado, o Koringa chamou o público. E nos outros dias tem mais - observou Kevin Douglas Pereira, 17 anos, promotor da Morphine produções.
A noite de estreia do Carnaval de Santa Maria não chegou a registrar nenhum incidente, o que deixou os foliões mais tranquilos.
- A noite foi excelente, foi agradável, não vimos nenhuma briga. Quem veio saiu satisfeito - conta Pablo Abreu, comerciante, 19 anos.
O clube ainda foi local de concentração para um dos blocos de carnaval da cidade. No 13º ano de folia, o Nagandaya organizou sua concentração no próprio clube. Os integrantes do bloco chegavam cedo e continuavam a festa quando as portas abriram para o restante do público.
Também na sexta-feira, em Dona Francisca, município que começou os festejos na região da Quarta Colônia, o movimento não foi tão grande quanto em anos anteriores. Antes de a festa começar, no Ginásio de Esportes, a Rua 17 de julho abrigou centenas de pessoas que passaram pela via.
Os amigos Davi Wilke, 17 anos, estudante, e Pedro Mallet, 17 anos, estudante, garantiram que no ano anterior o número de foliões era maior.
- Achei fraco este ano. No ano passado vinham três, quatro ônibus de Santa Maria. Parece que diminuiu o número de pessoas. Mas nos próximos dias esperamos que tenha mais gente - conta Pedro.
Já no sábado, a Avenida Severiano de Almeida ficou lotada de foliões que participaram da abertura oficial do Carnaval de Rua de Jaguari. Pessoas de diferentes idades e localidades puderam dançar na via, decorada com luzes e fitas coloridas. Tudo para receber as cerca de 25 mil pessoas, segundo a prefeitura, que pularam até o amanhecer ao som de diferentes estilos musicais, do samba ao funk.
Logo no começo da noite, a Corte do Carnaval foi apresentada, e o vice-prefeito Sidi Santos, entregou a chave do município ao Rei Momo. Após, alguns blocos tradicionais passaram pela avenida e, em seguida, a folia foi oficialmente aberta.
Pela avenida, formavam-se filas de pessoas. O Carnaval de Rua de Jaguari termina na terça-feira. A folia sempre ocorre na Avenida Severiano de Almeida, que conta com praça de alimentação, banheiros químicos e segurança. Em qualquer dia, o evento é gratuito.
Na tarde de domingo, a criançada levou a magia de personagens de desenhos para os bailes do Avenida Tênis Clube e do Clube Dores. Com pinturas no rosto e fantasias, os pequenos abusaram dos confetes e das serpentinas.