Oportunidade

Concurso da Câmara de Santa Maria será realizado até o final do ano

"

O Legislativo de Santa Maria deve ampliar, até o fim do ano, o quadro de servidores concursados da Casa. Para isso, o Legislativo pretende encerrar até sexta-feira um edital para a realização de um concurso com 20 vagas. O certame é o mesmo que, no começo deste ano, foi cancelado pela própria Casa. Na época, a presidência da Câmara suspendeu o concurso público previsto para o primeiro trimestre deste ano. A decisão se deu em cima de um apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No decorrer do processo, em 2013, o Legislativo realizou dispensa de licitação, o que não poderia ter sido feito.

Agora, são sete vagas a mais, totalizando 20 oportunidades. A licitação, que será divulgada na próxima semana, é na modalidade de Tomada de Preço. Ou seja, vence a que aliar qualificação técnica e menor preço. Até o momento, são três as empresas interessadas. O edital deve ser aberto na próxima semana e, com isso, em 30 dias serão abertos os envelopes com as propostas. Após o anúncio da vencedora da licitação, a empresa terá até 120 dias para homologar o concurso - que é a aplicação das provas e a convocação imediata dos aprovados.

Cechin está esperançoso e sustenta que até o final do ano, a Câmara terá novos servidores:

Além dessas vagas, teremos um cadastro reserva. Ou seja, quando houver a necessidade de mais servidores iremos recorrer a esse cadastro (com validade de até dois anos).

A prova prevê 50 questões distribuídas entre conhecimentos específicos, informática, legislação e língua portuguesa. Os 20 cargos estão distribuídos em Técnico Legislativo e Agente Legislativo, ambos para Ensino Médio, e Analista Legislativo para Ensino Superior.

Defasagem de servidores

A Câmara conta, atualmente, com 173 servidores. Desse número, 118 deles são CCs (cargos em confiança), 22 são estagiários e 33 são concursados. O último grande concurso da Casa foi em 2002. Depois em 2011, houve uma única vaga aberta para Relações Públicas. Cechin assegura que há previsão orçamentária para chamar os novos funcionários.

Acreditamos que com essas novas vagas teremos, enfim, uma sobrevida. A tendência é que com esses aprovados tenhamos um enfrentamento à falta de pessoal explica o presidente do Legislativo

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Casa de Saúde suspende partos por falta de obstetras

Próximo

Duas pessoas são detidas após briga em shopping de Santa Maria

Geral