Como ler o rótulo e a tabela nutricional dos alimentos? Diário Explica

Denzel Valiente

Como ler o rótulo e a tabela nutricional dos alimentos? Diário Explica

Você sabe como ler o rótulo dos alimentos? E como entender o que significa cada medida da tabela nutricional? Essas são dúvidas comuns na hora de ir às compras, principalmente para quem busca por uma alimentação mais saudável, ou entender os ingredientes que fazem parte de um alimento processado.

Muitas vezes tais informações estão disfarçadas ou pouco claras nas embalagens, mas uma alteração na lei da rotulagem nutricional busca facilitar o entendimento do público. Mais sobre essas mudanças e também um tutorial em vídeo sobre como ler o rótulo dos alimentos você confere abaixo:

Nesta reportagem:

Novas regras da rotulagem nutricionalComo ler o rótulo dos alimentos?Produtos light, diet e zero são saudáveis?Naturais, processados e ultraprocessados. Quais as diferenças?Passo a passo: lendo os rótulos

Novas regras da rotulagem nutricional

Antes de seguirmos para as dicas da nutricionista Andressa Rodrigues, vamos entender quais as alterações na rotulagem dos alimentos devem estar disponíveis em breve.

Essas novas regras passaram a valer no dia 9 de outubro, mas as empresas ainda tem tempo para se adequarem, então pode ser que demore um pouco para você ver as mudanças nas prateleiras dos mercados.

Os alimentos em geral terão até outubro de 2023 para se adequarem, já para os alimentos fabricados por agricultor familiar, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual e agroindústria de pequeno porte e artesanais, a data é de 24 meses, até outubro de 2024. Bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis terão até outubro de 2025 para se adequarem.

Conforme a Anvisa, a nova rotulagem deve incluir:

Tabela de informação nutricional

Já conhecida pelos brasileiros, a tabela de informações nutricionais passa a contar com algumas mudanças. A primeira delas são as letras pretas e fundo branco. O objetivo é auxiliar na legibilidade das informações. Outra alteração será nas informações disponibilizadas. Passará a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem. As informações são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Rotulagem nutricional frontal

Novidade, a rotulagem nutricional frontal é um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem. A ideia é esclarecer o consumidor sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo nosso olhar. É obrigatória a veiculação do símbolo de lupa com indicação de um ou mais nutrientes. As informações são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como ler o rótulo dos alimentos?

Produtos light, diet e zero são saudáveis?

Naturais, processados e ultraprocessados. Quais as diferenças?

Lendo os rótulos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

O problema foi ter imaginado a lasanha

80 escolas expõem trabalhos na 3ª edição do “Espaço Educar e Empreender” Próximo

80 escolas expõem trabalhos na 3ª edição do “Espaço Educar e Empreender”

Geral