Como está a sua casa?

Daniela Minello

Como está a sua casa?

Que casa é essa que você habita? Você costuma cuidar da sua casa? O que significa casa para você? Você habita sua casa ou apenas tem uma referência de moradia? Então, iniciemos esta escrita convocando você a pensar sobre o significado de casa. Se pararmos para pensar, a primeira casa que habitamos, é o nosso corpo e, como estamos habitando ele? Estamos sabendo cuidar?

Quando estamos de bem com a nossa casa, conseguimos transparecer em forma de saúde física e mental, mas quando não estamos tão bem assim, a desordem é externalizada em atitudes, comportamentos e em palavras. Estar bem em nossa casa, requer uma vigília constante que perpassa por hábitos que podem ser tóxicos ou benéficos para nosso auto cuidado. Zelar pela alimentação, não cometendo exageros, cuidando do nosso sono, tendo uma rotina com exercícios físicos, de acordo com suas possibilidades, tentando manter uma atitude de otimismo, fé e, um bom convívio com as pessoas, é sim cuidar da sua principal casa, seu corpo. Quando estamos bem de corpo e de mente, nossa casa chamada lar, onde habitamos com nossas famílias, também deixa transparecer este equilíbrio que tanto desejamos em nossas vidas. Mas e, se você não consegue dar conta de tudo, o que pode-se dizer e/ou pensar?

Provoco aqui uma reflexão para pensarmos que tudo bem se não conseguirmos dar conta, mesmo nos esforçando. O mundo não vai acabar e, a maior prioridade, é você e sua família. O restante, se ajeita conforme você vai organizando o fator chamado tempo. Sim, o tempo muitas vezes é escasso para aqueles que têm que dar conta de tudo e de todos, mas não é fator determinante em sua vida. Quando priorizamos nossa saúde e, uma boa qualidade de vida, deixamos muitas vezes para um segundo plano, o fator organização da moradia, composta por estruturas de paredes. Mas é fato que, para nos sentirmos bem e, em paz, deverá haver um equilíbrio entre o que fazemos e o que é prioritário em nossas vidas. As vezes me pego deixando de arrumar a casa para brincar com meus filhos e, assim vou priorizando memórias afetivas que sei que serão eternizadas. Mas e a casa? E as roupas? E os vidros?

Acredito que o equilíbrio entre não surtar, por não dar conta tentando viver em paz buscando ajeitar tudo aos pouquinhos, seja o primordial. E se a casa ficar desarrumada como terei paz? Respeite seus limites e não surte. Pense que tudo se ajeita com uma boa dose de paz e respeito ao tempo. Casa é lar, é sentimento, é estrutura que deve imperar afetos e boas recordações para além de uma exaustiva tentativa de tentar mantê-la impecável. Os sentimentos que ali habitam devem ser colaborativos e atuantes em equipe. Cada responsável, por estes sentimentos, deverá desempenhar suas funções de acordo com suas capacidades para comporem uma equipe de sucesso. Mas e o nosso lar chamado corpo também não dependeria dos outros?

A sim, com certeza todos têm uma parcela de boas ou más influências em nossas vidas, por isso devemos elencar quais atitudes e comportamentos invadirão nossas vidas exercendo influencia em nossos modos de ser, agir e pensar. Que bom se conseguirmos ter essa consciência sobre nós mesmos e, sobre tudo o que está em nosso entorno. Mas será que existe uma receita para isso? Óbvio que não. Existem sim escolhas que constantemente fazemos em nossas vidas. Eu escolho ser feliz tentando viver saudável e em paz, buscando promover a paz também à minha volta. E sua escolha qual é? A minha casa tem paz e, com alguns ajustes cotidianos da minha equipe chamada família, o meu Lar sempre será aconchegante, porque temos o que mais precisamos: temos amor, temos paz, temos diálogo, temos fé, temos compreensão, temos oração, temos saúde, temos vida, temos garra e temos Deus em nossos corações. E você? Como está a sua casa?

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Produtora afirma falência, cancela eventos em cima da hora, deixa prejuízo de mais de R$ 50 mil e desaparece Anterior

Produtora afirma falência, cancela eventos em cima da hora, deixa prejuízo de mais de R$ 50 mil e desaparece

Novo Horizonte é campeão geral da 13ª Copa Santiago de Futsal Menor Próximo

Novo Horizonte é campeão geral da 13ª Copa Santiago de Futsal Menor

Geral