Muito mais pacata, com menos trânsito e menos habitantes – em 1980 Santa Maria contava com 181.579 habitantes, e em 2020 a população estimada é de 283.677.
Dessa época, vivem as lembranças das tardes de brincadeiras na rua com vizinhos e familiares, jogar futebol pelos campinhos da cidade – inclusive onde hoje é a Faixa Nova -, e a despreocupação característica da infância.
Quais outras lembranças habitam na memória de quem cresceu no Coração do Rio Grande? Foi isso que perguntamos nas redes sociais do Diário e o resultado é uma lista que evoca nostalgia e saudades, que compartilhamos com as crianças de todas as idades que nos leem.
Diversão no Parque Itaimbé
Descer as ladeiras do parque com um papelão
Foto: Leandro Rosa (Diário/ Arquivo)
Essa é clássica até para quem não é de Santa Maria: usar uma caixa de papelão para descer um morro. Você usa a caixa como se fosse um carrinho e a diversão está garantida.
O Parque Itaimbé possui uma pista de caminhada, quadras para jogos e muita área verde para fazer um piquenique e deixar a criançada correr pela grama.
Áreas verdes para redescobrir a cidade e aproveitar o feriado
Concha Acústica
Foto: Leandro Rosa (Diário/ Arquivo)
Localizada junto ao Parque Itaimbé, a Concha Acústica existe desde 1970. Já foi palco de muitas atrações e até hoje a comunidade cultural de Santa Maria busca ocupar o local para que este não caia no esquecimento.
Um espaço para espetáculos e realização de shows, a Concha vai se enchendo de gente de tempos em tempos e é um espaço especial para levar filhos, netos e sobrinhos para desfrutar da cultura santa-mariense.
Áreas verdes para redescobrir a cidade e aproveitar o feriado
Participar de eventos no Bombril
Foto: Arquivo Histórico de Santa Maria
O Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Pogetti, carinhosamente conhecido como Bombril, localizado no Parque Itaimbé, costumava receber diversos eventos, fossem culturais ou esportivos, e reuniam muitas famílias e, por consequência, muitas crianças.
Muito provavelmente você, leitor, quando era criança participou de alguma atividade por lá!
Você sabe o verdadeiro nome da Praça dos Bombeiros, do Farrezão ou do Bombril?
Fotos no chafariz e no coreto da praça
Foto: Santa Maria Antiga (Redes Sociais)Foto: Santa Maria Antiga (Redes Sociais)
Muitos santa-marienses devem ter guardado nos álbuns uma(s) foto(s) pousada em frente ao chafariz ou o coreto da Praça Saldanha Marinho.
O passeio também valia a pena para olhar e alimentar as tartarugas que costumavam viver no chafariz.
Imagens: Santa Maria Antiga (Facebook)
Conheça a história de alguns dos pontos turísticos de Santa Maria escolhidos pelos leitores do Diário
Assistir filmes no cinemas de rua
O Cine Independência ficava localizado entre o Theatro 13 de Maio e a sede do jornal A Razão, onde hoje é uma lancheria. Na época da foto, um trecho do que hoje é uma extensão da Praça Saldanha Marinho havia uma rua
Santa Maria possuía dois cinemas de rua nas décadas de 80 e 90, o Cine Glória, na Rua Ângelo Uglione, e o Cine Independência, localizado na Praça Saldanha Marinho, onde hoje é o Shopping Popular.
No período de férias era comum sessões de filmes para o público infantil lotar as salas e ouvir de longe as gargalhadas causadas pelas cenas dos filmes dos Trapalhões e os desenhos da Disney.
Após o encerramento das atividades destes cinemas, os públicos de todas as idades passaram a frequentar as salas de exibição nos shoppings da cidade, como as do Santa Maria Shopping e as do Monet Plaza Shopping.
Imagens: Santa Maria Antiga (Facebook)
Passear no Calçadão
Foto: Santa Maria Antiga (Redes Sociais/Facebook)Foto: Santa Maria Antiga (Redes Sociais/Facebook)Foto: Santa Maria Antiga (Redes Sociais/Facebook)Foto: Santa Maria Antiga (Redes Sociais/Facebook)Foto: Santa Maria Antiga (Redes Sociais/Facebook)Foto: Santa Maria Antiga (Redes Sociais/Facebook)
O Calçadão era o principal ponto de comércio da cidade e passeio obrigatório das famílias, fosse para comprar ou apenas para curtir o movimento.
Era o lugar para ver e ser visto. Na época do Natal o comércio abria à noite, possibilitando que a compra dos presentes estivesse garantida. Lojas como Trapiche, Vento Norte, Elegância e Carber’s vestiram muitas crianças com estilo.
Imagens: Santa Maria Antiga (Facebook)
Comprar brinquedos na Macedo
Foto: Polvo.Club.
A tradicional loja de brinquedos de Santa Maria foi o paraíso e sonho de consumo de muitas crianças da cidade e da região.
Em datas comemorativas como o Dia da Criança e Natal, era comum ter filas de pais e crianças aguardando para entrar e escolher um presente especial.
Sorvete!
Passar calor no verão faz parte da rotina de qualquer pessoa que more em Santa Maria, seja ela adulta ou criança. Uma alternativa para aplacar o calor que também é unanimidade entre as gerações é o sorvete.
Entre as muitas sorveterias que a cidade possuía, duas ganharam destaque nas memórias compartilhadas pelos leitores, a Ula-Ula e a Woltmann, que além de sorvetes servia churros.
Comprar gibi na banca da Rua 24 horas
Foto: Arquivo Histórico de Santa MariaFoto: Arquivo Histórico de Santa Maria
Já na década de 90, foi construída a Rua 24 horas em parte da Rua Alberto Pasqualini. Dois empreendimentos que chamavam a atenção das crianças em especial eram a banca de revistas e a vídeo locadora que ficava no segundo andar.
Farrezão
Foto: Santa Maria Antiga (Redes Sociais/Facebook)
Tradicional endereço para práticas esportivas desde a década de 50, foi nos anos 80, sob a administração do prefeito José Haidar Farret, que o Centro Desportivo Municipal ganhou os contornos atuais – e o apelido de Farrezão.
Desde então, foi ponto de encontro para toda a população, inclusive as crianças, para momentos de diversão ao ar livre.
Imagens: Santa Maria Antiga (Facebook)
Você sabe o verdadeiro nome da Praça dos Bombeiros, do Farrezão ou do Bombril?
Parques de diversão itinerantes
Foto: Jean Pimentel (Diário/ Arquivo)Foto: Jean Pimentel (Diário/ Arquivo)Foto: Jean Pimentel (Diário/ Arquivo)Foto: Jean Pimentel (Diário/ Arquivo)
Com uma certa regularidade, Santa Maria recebia os parques de diversão itinerantes Tupã e Tupi, que costumavam se instalar no Parque da Medianeira. Várias opções de brinquedos faziam a alegria da gurizada, que ia em peso.
Carnaval infantil
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário/ Arquivo)Foto: Gabriel Haesbaert (Diário/ Arquivo)
O Clube Atirador Esportivo era o endereço da folia para as crianças se divertirem fantasiadas e brincar com as serpentinas e confetes durante às tardes de carnaval.
Sarau dançante
Para as crianças que já estavam ficando mais velhas, um evento social muito comum era frequentar os saraus dançantes promovidos pelos clubes da cidade, como o Clube Dores e a AABB.
Parque Oásis
Foto: Arquivo Histórico de Santa MariaFoto: Arquivo Histórico de Santa MariaFoto: Arquivo Histórico de Santa MariaFoto: Arquivo Histórico de Santa MariaFotos: Marcelo Oliveira (Diário/ Arquivo)Fotos: Marcelo Oliveira (Diário/ Arquivo)Fotos: Marcelo Oliveira (Diário/ Arquivo)Fotos: Marcelo Oliveira (Diário/ Arquivo)Fotos: Marcelo Oliveira (Diário/ Arquivo)
O espaço que já passou pela infância de muitas gerações nunca caiu no esquecimento da comunidade, com castelos, pedalinhos e estação de trem.
Após 20 anos fechado, o parque irá reabrir em dezembro deste ano com uma programação natalina e será a oportunidade de mostrar para a nova geração o que foi a infância para a geração passada.
Veja também: