Confira as principais notícias para começar a terça-feira bem informado:
Começa a revitalização da Gare, que estará em obras pelos próximos seis meses
A Gare é símbolo de um período áureo de Santa Maria, que lhe garantiu o título de cidade ferroviária. Nos dias de hoje, o espaço recebe muitos eventos, mas sem aproveitar totalmente sua estrutura, pois um prédio está sem condições de uso. A partir desta semana, o cenário começa a mudar com as obras de revitalização do local, que tiveram início nesta segunda-feira. A empresa Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo, será a responsável pelos trabalhos. A construtora terá seis meses para concluir o serviço – até maio de 2024. Confira todos os detalhes da revitalização.
Vestibular de verão UFN: após a prova, expectativa dos candidatos é pelo listão
A Universidade Franciscana (UFN) realizou, na tarde de sábado (18), as provas do Vestibular de Verão 2024. O processo seletivo para mais de 30 cursos de graduação recebeu 1098 inscrições, ocorrendo presencialmente em salas do Conjunto 3 da instituição. O índice de abstenção do vestibular não foi divulgado. Veja aqui o quando será divulgada a lista dos aprovados.
Com alvará vencido, casa noturna de Santa Maria tem festa cancelada
No sábado (18), a Operação Integrada Pro Silentium, que em sua tradução significa “silêncio para todos”, foi deflagrada em Santa Maria. Segundo informações divulgadas pelo site da prefeitura na tarde desta segunda-feira (20), a ação se estendeu pela madrugada de domingo (19) em diversos pontos da cidade. Ainda conforme o balanço divulgado pela prefeitura, 20 pessoas foram notificadas por consumo de bebida alcoólica em via pública, nove pessoas foram autuadas por estarem estacionados no passeio púbico, cano de descarga ineficiente ou inoperante e um estabelecimento foi interditado por não estar com os quesitos de segurança. Saiba mais sobre a operação que interditou uma casa noturna.
Com R$ 343 milhões em dívidas, gestora do Hospital Regional de Santa Maria pede recuperação judicial
A Fundação Universitária de Cardiologia, administradora do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, gestora do Hospital Regional de Santa Maria, entrou nesta segunda-feira (20) com um pedido de recuperação judicial. Se for aceito pela Justiça, a instituição poderá negociar um prazo maior para pagar dívidas que somam R$ 343 milhões, segundo o advogado Fernando Castro, da MSC Advogados. Com isso, terá maior garantia de manter os atendimentos, sem prejuízos à população. Confira a coluna de Deni Zolin.
Com meta de 700 doações, campanha Gre-Nal pela Vida é lançada em Santa Maria; saiba como participar
No dia 18 de julho de 1909, no Estádio da Baixada, em Porto Alegre, Edgar Booth marcou o primeiro gol da história dos Gre-Nais. A partida terminaria em 10 a 0 para o Tricolor. Nesta segunda-feira (20), o gremista Luciano André Kross, marcou o primeiro golaço em outro Gre-Nal. Na disputa em questão, a rivalidade é utilizada para fazer o bem ao próximo. Enfeitado com as cores azul e vermelho, o Hemocentro Regional de Santa Maria foi palco do lançamento da campanha Gre-Nal pela Vida. Saiba mais sobre a iniciativa que busca estimular a doação de sangue através de uma competição sadia entre torcedores.
Portarias declaram quatro novos quilombos no Rio Grande do Sul; um deles fica em Santa Maria
Marcando o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, foram publicadas, nesta segunda-feira (20), quatro Portarias de Reconhecimento de territórios de comunidades quilombolas no Rio Grande do Sul. As portarias reconhecem e declaram os limites dos territórios das comunidades quilombolas Linha Fão, com 168 hectares, no município de Arroio do Tigre; Família Fidélix, com 4,5 mil metros quadrados em Porto Alegre; Anastácia, com área de 64 hectares em Viamão, e Arnesto Penna, com 264 hectares em Santa Maria. Os documentos estão disponíveis no Diário Oficial da União. Conheça na reportagem a comunidade Arnesto Penna.