Começa a colheita de oliva no Recanto Maestro

Gilberto

Começa a colheita de oliva no Recanto Maestro

NathSchneider

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Na sequência da 11ª edição da Abertura Oficial da Colheita da Oliva _ que ocorreu em 9 de janeiro em Encruzilhada do Sul _, foi realizado neste sábado um evento marcando o início da colheita de oliva no Recanto Maestro. O objetivo do evento é homenagear os trabalhadores envolvidos na produção. Na ocasião, autoridades estiveram reunidas.

Devido às diferenças climáticas de cada região, a colheita ocorre em diversos momentos para cada município produtor, e assim, o evento em Encruzilhada marca a abertura da colheita em todo o Estado. Contudo, o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, já adiantou que devido a capacidade da produção há a possibilidade de o Recanto possuir uma abertura própria.

Foto: Gilberto FerreiraFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália SchneiderFoto: Nathália Schneider

Bons resultados

Já na segunda safra o Recanto Maestro está se consolidando no que diz respeito às produções de oliva. O primeiro plantio de oliveiras aconteceu em 2017 e, desde lá, as colheitas têm dado bons resultados para a região. O engenheiro agrônomo Fabrício Carlotto comenta entusiasmado o destaque na produção:

– O Estado tem muito destaque na produção, com vários reconhecimentos em prêmios. É também mais uma possibilidade de fonte de renda.Também foi inaugurada a fábrica de extração do azeite, com capacidade de 250 kg/h. O objetivo é adquirir uma máquina que realize a extração de 1 tonelada por hora. A fábrica hoje recebe frutos de olivais de Rosário do Sul e de Ijuí, para extração.

A expectativa agora é a expansão da produção no Brasil e mostrar ainda mais ao consumidor o produto de qualidade feito no Estado. O empresário Roberto Argenta comenta que já levou para diversos estados o azeite ali produzido e tem ficado contente com o retorno positivo das pessoas:

– Levei para Fortaleza, Natal e Goiânia e as pessoas ficaram entusiasmadas vendo o diferencial do nosso azeite. Temos dado todo o suporte técnico também para os produtores da região – comemora Argenta.

Maior do Brasil

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil. Segundo o presidente do Ibraoliva, atualmente é possível dizer que o azeite de oliva produzido no Rio Grande do Sul é um dos melhores do mundo:

– Já foram mais de 400 premiações e somente no último ano foram 133. Então isso demonstra a nossa qualidade e a diferença que está sendo produzida aqui no nosso Estado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Adolescente de 17 anos apreendido com motocicleta adulterada é investigado por envolvimento em assalto a shopping de Santa Maria

Próximo

Homem é executado com cinco tiros no Bairro Urlândia

Geral