Infraestrutura

Com tantos buracos, rua de Santa Maria é refeita

Jaiana Garcia

"

Uma rua, muitos buracos, várias reclamações e, finalmente, a solução. Uma ação do Ministério Público Estadual condenou a prefeitura de Santa Maria a recuperar a rua Três de Maio, entre as ruas José Antônio Krüel e Tamanday. A via, de cerca de 500 metros, era conhecida pela quantidade de buracos no calçamento de paralelepípedo. Há quase dois meses, uma equipe da empresa Cotrel realiza o serviço de drenagem pluvial e colocação de tubos.

Em dois trechos, os operários já colocaram pedras para evitar que o subsolo argiloso ceda com o movimento de veículos. A rua dá acesso ao depósito do supermercado Nacional, da Avenida Medianeira. O tráfego de caminhões no local é intenso, o que causava os buracos na via.

Tem Conserto?: Em cinco dias, 70 reclamações de buracos nas ruas de Santa Maria são registradas

Moradores que esperaram por anos pela obra estão satisfeitos, mesmo tendo de deixar os carros em ruas próximas, porque o acesso às garagens não é possível.

— Deixo o carro na rua de cima e venho a pé para casa, mas não me importo. Fomos nós, moradores, que fizemos o calçamento dessa rua, mas, com o tempo, ela ficou intransitável — afirma a empresária Adriane Brondani, 49 anos, que mora no local desde que nasceu.

— Era uma buraqueira, a gente já pensava em vender nossa casa, mas, agora, espero que valorize o terreno — salienta o vigilante Jorge Chaves, 52 anos.

Em outros trechos, a entrada de veículos é limitada. Um homem que possui uma empresa na rua reclama que os carros não conseguem ter acesso ao local desde que a obra começou.

— A obra está muito lenta. Ainda não entendi o motivo de asfaltarem essa rua. Os caminhões já passavam em alta velocidade aqui, agora, com asfalto vão precisar colocar quebra-molas — disse o empresário, que prefere não se identificar.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Urbanos, Tubias Calil, a obra está andando conforme o planejado. Em 2014, ela precisou ser paralisada em função de um aditivo para ajustamento do projeto. O prazo para finalizar o asfaltamento, conforme o secretário, é de três a quatro meses. O investimento da prefeitura é de cerca de R$ 600 mil.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ossada humana é encontrada em Caçapava do Sul

Próximo

Morte de adolescente de 14 anos foi motivada por rixa, afirma delegada

Geral