Com o objetivo de investir em produtos com a identidade da cidade, estudo iconográfico será realizado em Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Diário)

No próximo mês, começa a ser realizado um estudo iconográfico de Santa Maria. A ideia da iniciativa é reunir os símbolos que representam a identidade local para, posteriormente, investir em produtos que carreguem as referências da cidade. O mapeamento será desenvolvido por uma equipe da Assintecal e viabilizado por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae. Nesta terça-feira (10), ocorreu a apresentação do projeto no Labcriativo, no Mercado da Vila Belga.

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Na oportunidade, Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), explicou o objetivo da iconografia e apresentou os estudos realizados até o momento em outras localidades do Brasil, dentre elas, o Pampa, no Rio Grande do Sul.

– Uma iconografia é uma espécie de um tratado sobre toda a identidade de um lugar. Essa identidade não é apenas uma relação imagética com a cidade, aquilo que conhecemos de Santa Maria, mas tudo que fortalece essa ideia, como, por exemplo, o rural, o artesanato, as crenças, a própria diversidade da cidade, de como foi pensada e construída, de como isso estabelece uma visão a partir do Design e de como vamos aproveitar essas referências identificatórias e locais.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Em Santa Maria, a equipe, que é composta por três pessoas, vai percorrer o município na busca pelas referências dos ícones locais. Entre novembro e início de dezembro, uma prévia do mapeamento será concluída. O relatório completo deve ser finalizado apenas no próximo ano. Com os resultados, Rodrigues detalha que o próximo passo é realizar um diálogo com os empreendedores, voltados para o setor da moda, principalmente:

– A partir do momento que construímos esse eixo de identidade, criamos pertencimento. Então, um produto de Santa Maria vai ter uma percepção muito mais forte e clara no mercado. Quando atingimos isso, nossa força no mercado se torna mais potente porque sabemos quem somos e de onde viemos. A segunda parte do trabalho começa no ano que vem, quando volto a Santa Maria para trabalhar com os empresários para aplicar esses ensinamentos e descobertas no trabalho deles.

Economia criativa e desenvolvimento

Maico Fabiano Fernandes, gerente regional do Sebrae, destaca que o trabalho é um passo importante para a economia criativa de Santa Maria:

– Santa Maria vai ser o segundo local a receber esse trabalho no Rio Grande do Sul. A partir do que será construído, vamos conseguir ter aplicações nos mais variados setores. Isso é desenvolvimento da economia, da indústria, do comércio, da arte e da cultura da cidade – relata.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O vice-prefeito, Rodrigo Décimo, comenta que outras cidades já apostam neste tipo de trabalho iconográfico e que a iniciativa pode fomentar o desenvolvimento de Santa Maria:

– Esse projeto em parceria com o Sebrae é uma forma que temos de nos conhecer a partir da nossa identidade local. A partir da identificação desses ícones que vão ser pesquisados poderemos trabalhar melhor com artesanato e turismo, por exemplo, trazendo uma série de avanços para a cidade.

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