O ambulatório transexualizador do Hospital Casa de Saúde completa um ano de funcionamento em Santa Maria nesta terça-feira (10). O serviço, que começou como referência para pacientes de 33 cidades da Região Central, atende atualmente mais de 130 municípios gaúchos. O local é o primeiro destinado a saúde de pessoas trans pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do Estado e o segundo no município, que desde 2020, conta com o ambulatório Transcender.
Referência
Conforme a assessoria do Casa de Saúde, o ambulatório é referência para sete das 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). São elas: 4ª CRS (região de Santa Maria), 8ª CRS (região de Cachoeira do Sul), 10ª CRS (região de Alegrete), 12ª CRS (região de Santo Ângelo), 13ª CRS (região de Santa Cruz do Sul), 14ª CRS (região de Santa Rosa) e 17ª CRS (região de Ijuí). Ao todo, 135 municípios contam com o serviço.
A presidente da Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas), irmã Liliane Pereira, comenta sobre o compromisso firmado com o Estado há um ano atrás:
– Ao completar um ano de atendimento no ambulatório transexualizador, confirma-se o propósito inicial desse serviço: oferecer um cuidado clínico assistencial em que o respeito e o cuidado fossem a marca do serviço. Ainda não chegamos à excelência, estamos dialogando para conseguir esse êxito e, enquanto isso não acontece, vamos firmando nosso compromisso de sermos cada dia mais acolhedores e conscientes de que humanos são tratados e cuidados como humanos.
Foto: Marcelo Oliveira (arquivo/Diário)
Atendimentos
Em 2022, o ambulatório registrou ao todo 1.459 atendimentos nas quatro especialidades de psicologia, psiquiatria, clínica geral e endocrinologia. Por mês, são ofertadas 240 consultas, além de realização de exames laboratoriais. O encaminhamento do paciente deve ser feito por uma unidade de saúde de referência ou pelo ambulatório municipal Transcender.
Ambulatório Trans
Endereço – Rua Ari Lagranha Domingues, 188. Prédio anexo ao Hospital Casa de Saúde
Em Santa Maria, o encaminhamento para o ambulatório é feito a partir do Transcender.
No caso de atendimentos para pacientes de outros municípios, será necessário fazer a solicitação em unidades de saúde de referência. O pedido será encaminhado para o sistemas de Regulação e/ou Gerenciamento de consultas.
Leia todas as notícias