O auxiliar de produção, Leonardo das Neves, 20 anos, foi uma das pessoas que compareceu ao Hemocentro Regional de Santa Maria na tarde desta quarta-feira (23). Para ele, que é voluntário na causa há um ano e gremista, trata-se de um ato de carinho.
– Para mim, é um pedacinho de carinho para cada pessoa que acaba recebendo a doação de sangue. Acho que essa é a parte principal – afirma.
Foto: Nathália Schneider / Leonardo das Neves, 20 anos, compareceu ao Hemocentro na tarde desta quarta-feira para fazer uma doação de sangue
A médica Patricia Turchetti, 29, aproveitou a viagem de Jaguari até Santa Maria para fazer o bem. Doadora de sangue há 10 anos e gremista, ela reflete sobre a importância do ato:
– Eu que trabalho na saúde, vejo o quanto isso é importante. Uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas e às vezes, consegue-se até mais. Então, sempre penso em me colocar no lugar do outro. Imaginar se é um familiar meu que está precisando e eu posso fazer isso. Não prejudica em nada na minha vida. Pelo contrário, a gente sai daqui com o coração quentinho.
Foto: Nathália Schneider / Para a médica Patricia Turchetti, é preciso pensar no próximo para ser voluntário como doador de sangue
Campanha
Conforme a enfermeira do Hemocentro Regional de Santa Maria, Liliane Ferigolo, a movimentação gerada pelo GreNal pela Vida tem feito a diferença no estoque de sangue, que já apresentava baixa nas últimas semanas.
– Nós ampliamos diariamente o número de coletas e esperamos mais até o final da semana. Já temos uma expectativa de receber vários doadores com agendamento de grupos. Para sexta-feira, já temos 56 doadores agendados e para nós, é muito importante manter para além das campanhas essa movimentação – argumenta Liliane.
Nesta parceria, o Hemocentro conta com o Lions Clube de Santa Maria. Para o segundo tesoureiro do Lions Clube de Camobi, Flávio Luiz Nagel, a expectativa para a segunda edição do evento é grande, mesmo que falte poucos dias para a grande final.
– No ano passado, a vitória veio de um maior número de doadores pelo lado do Grêmio. E esse ano, está se efetivando, até o momento, mais gremistas doando que colorados. Tomara que dê um empate. Seria o ideal – afirma Nagel.
Confira o placar do GreNal pela Vida:
Grêmio – 208 doadores
Internacional – 158 doadores
Atualizado em 23/11/2022
Fonte: Hemocentro Regional de Santa Maria
Foto: Nathália Schneider
Saiba como doar
A campanha GreNal pela Vida termina na sexta-feira (25), quando será celebrado o Dia Nacional do Doador de sangue. Para doar, basta comparecer ao Hemocentro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e no terceiro sábado de cada mês, das 8h ao meio-dia.
É recomendado realizar agendamento prévio pelo site da Secretaria Estadual de Saúde. Dúvidas podem ser sanadas pelo whatsapp (55) 98428-8274.
Hemocentro Regional de Santa Maria
Endereço – Alameda Santiago do Chile, 35
Horário – Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. E no terceiro sábado do mês, das 8h ao meio-dia
Contato – (55) 3221-5192 ou (55) 98428-8274