Com 25 leitos psiquiátricos, Unidade Madre Madalena do Hospital Casa de Saúde reabre em Santa Maria

Arianne Lima

Com 25 leitos psiquiátricos, Unidade Madre Madalena do Hospital Casa de Saúde reabre em Santa Maria
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

A Unidade Psiquiátrica Madre Madalena, do Hospital Casa de Saúde, foi reinaugurada na manhã desta terça-feira (26). O ato fez parte da agenda do governo do Estado, contando com a presença do governador, Ranolfo Vieira Júnior, e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.

Na ocasião, 25 leitos (15 masculinos e 10 femininos) foram abertos para atender gratuitamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Maria e região. Os atendimentos começarão a ser realizados a partir da próxima segunda-feira (1°).

Para o secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, que acompanhou a assinatura da ordem de serviço em 2020, a entrega dos leitos é mais um passo dado.

– É um dever cumprido conseguirmos entregar 25 leitos para os 33 municípios da nossa região. É um recurso publico muito bem investido – afirma.

Leia também

Hospital Regional passa a ofertar serviços de neurologia e neurocirurgia a partir desta quarta-feira em Santa MariaHospital Casa de Saúde está a um passo de se tornar um hospital-escola

Obras

O espaço passou por reforma e ampliação durante mais de dois anos, após as alas masculinas e femininas serem interditadas pela Vigilância em Saúde do Estado em 2018 e 2019, respectivamente.

Orçada inicialmente em R$ 1 milhão, a obra foi anunciada no final de 2019 e contou com recursos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Região Centro em Santa Maria (Cerest). Em 19 de fevereiro de 2020, a ordem de serviço foi assinada com a Construtora Pasqualotto Ltda, com previsão inicial de finalização em até 10 meses após o ato.

Entretanto, o prazo sofreu alterações, especialmente por conta da pandemia. As mudanças também refletiram no valor inicial, que atualizado passou para R$ 1,2 milhão. A presidente da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), irmã Liliane Pereira comenta sobre a obra, que foi entregue na primeira quinzena do mês de julho:

– Para mim, é um momento de revigoramento, porque a saúde mental vem sendo uma pauta cada vez mais importante, principalmente depois da pandemia. Nós estamos sempre necessitados de um reequilibro, de harmonia sobre aquilo que nós somos e fazemos. Então, essa cobertura da saúde mental tem um toque importante de dizer que mais uma vez estamos focados no cuidado de pessoas e com pessoas construindo esse mundo mais humano, fraterno e igual.

Os encaminhamentos de pacientes para a unidade serão feitos pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) a partir do Sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint) e pela Atenção Especializada do município.

Unidade Madre Madalena

Leitos – 25 (15 masculinos e 10 femininos)Estrutura – Seis quartos na ala masculina e quatro quartos na ala feminina com dois ou três leitos, sala de estudos, salas de acolhimento individual, ampla sala de atividades múltiplas, posto de enfermagem, sala de observação, lavanderia, cozinha, sanitários e espaço de lazer. Atendimento – Via encaminhamentos pelo GerintMunicípios contemplados – 33 contemplados pela 4ª CRS

Arianne Lima – [email protected]

Leia mais notícias de Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jogo de Cintura: você “funciona” melhor durante o dia ou à noite/madrugada? E… tá tudo bem com você?! Anterior

Jogo de Cintura: você “funciona” melhor durante o dia ou à noite/madrugada? E… tá tudo bem com você?!

Anitta é a primeira artista brasileira solo indicada ao VMA, maior premiação da MTV Próximo

Anitta é a primeira artista brasileira solo indicada ao VMA, maior premiação da MTV

Geral