chuva

Chuva traz alívio, mas o tempo deve continuar seco nos próximos dias

Thays Ceretta

Fotos: Lucas Amorelli
As pancadas fortes contribuíram para causar transtornos em algumas ruas, como na Vila Brenner, na Zona Norte

Apesar de não ter causado grandes transtornos, a chuva em Santa Maria foi dividida em várias pancadas fortes e intensas desde o meio-dia de ontem, provocando alguns alagamentos em áreas isoladas da cidade. Porém, como a água ia escoando assim que a chuva dava uma trégua. Já para os agricultores, o volume de chuva foi muito comemorado. O que não muda é o cenário da Barragem do DNOS, que está um metro e meio abaixo do nível normal. Ainda assim, a situação é considerada favorável e não há risco para o abastecimento.

Conforme o superintendente da Defesa Civil Municipal, Tavores Fernandes de Oliveira, o órgão não registrou ocorrências graves, ontem, em função da chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até as 18h30min, foram registrados 51,6 milímetros de precipitação em Santa Maria.

Para as lavouras, a chuva desta terça-feira foi uma bênção

A reportagem visitou algumas ruas, bairros e vilas do município, entre eles, o Bairro Passo D'Areia. O mecânico Roger Silva Ribeiro, 32 anos, conta que está acostumado com esse tipo de situação, pois, cada vez que chove, a Rua Violeta, onde trabalha, fica alagada, dificultando a passagem de veículos e pedestres.

- Sempre que chove, eu tenho que parar de trabalhar por causa dos raios e da força da água. A rua fica toda alagada e embarrada. Chegaram a colocar a tubulação, mas não resolveu o problema. A gente até tira o lixo que fica na volta do Arroio Cadena, mas outros moradores não respeitam e continuam colocando sujeira lá - desabafa Roger.

Já na Vila Brenner, cerca de 10 moradores da Rua Major Bittencourt enfrentam o mau cheiro do esgoto cada vez que chove na cidade. Alguns bueiros estavam transbordando na tarde de ontem. Um deles era o da casa de Elsa Marchionni, 45 anos. Ela e a família precisam mudar a rotina e conviver com o problema.

- O esgoto está vazando pelos fundos e também na frente da minha casa. Eu, meu marido e minha filha temos que fechar tudo para poder almoçar. Cada vez que chove, fica assim. É horrível o mau cheiro. Além disso, a rua fica alagada e está cheia de buracos - comenta a doméstica. 

Apesar da aparência, nível da Barragem do DNOS não preocupa

O gestor substituto da Unidade de Saneamento Especial da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Emir Luceiro, disse não saber da situação mencionada pelos moradores.

A prefeitura de Santa Maria também informou que nada foi formalizado no órgão. Ainda segundo a prefeitura, o Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres do município tem atuado no desassoreamento de rios. Mais um maquinário deve chegar na próxima semana, enviado pelo Estado, para ser utilizado nas ações na cidade e distritos.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 100 vagas de empregos e estágios para quarta-feira Anterior

Mais de 100 vagas de empregos e estágios para quarta-feira

Apesar da aparência, nível da Barragem do DNOS não preocupa Próximo

Apesar da aparência, nível da Barragem do DNOS não preocupa

Geral