clima

Chuva e vento causam estragos em Santa Maria e região

João Pedro Lamas

A chuva e o vento forte que atinge Santa Maria e Região desde a madrugada desta segunda-feira causaram estragos à cidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma árvore caiu na esquina das ruas Rigoberto Duarte com Tamanday, interrompendo parcialmente o trânsito. Na Rua Amadeu Martins Lopes, uma árvore caiu e destruiu uma casa. Outra árvore caiu e interrompeu o acesso ao primeiro mirante da Estrada do Perau. Já na Rua H da Vila Lídia, uma árvore caiu em cima de dois carros. Na Rua Appel, um transformador explodiu e pegou fogo.

Semana promete ser de chuva intensa em Santa Maria

Esses casos já foram atendidos pelos Bombeiros. O trânsito foi liberado onde havia interrupção, e o fogo no gerador foi controlado.

O MAU TEMPO DESTA SEGUNDA

Segundo a Base Aérea de Santa Maria (Basm), chuva e vento mais fortes começaram com mais intensidade por volta das 5h. Situação apontada é de "chuva forte, trovoada e visibilidade restrita". A rajada de vento mais forte foi registrada durante a madrugada: 45 km/h. Depois das 5h, rajada mais forte foi de 40 km/h.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, das 21h de domingo até às 8h desta segunda, o acumulado de chuva na cidade chegou a 34 milímetros. 

Vento arranca cobertura de estádio em São Gabriel

Imagens de satélite apontam que a frente ganhou maior intensidade nesta segunda por todo o RS. Começou no Norte da Argentina, com formação no Leste do continente, avançando sobre o Brasil a partir da Fronteira Oeste, pegando Uruguaiana, passando por Santa Maria, e indo em direção ao Litoral.

Situação de agora deve se manter por toda a manhã. Há possibilidade de formação de granizo.

FALTA DE LUZ

Há problema de falta de energia elétrica em Santa Maria e Região. A RGE, concessionária de energia elétrica para o Centro do Estado, não passa dados específicos da região, mas sinaliza que dois novos temporais atingiram suas áreas de concessão na noite de domingo e madrugada desta segunda-feira. Esses temporais agravaram a situação do fornecimento de energia elétrica devido aos danos causados na rede, "principalmente pelos fortes ventos que jogam galhos e objetos nos fios e demais equipamentos". A RGE afirma que equipes das duas empresas estão "totalmente mobilizadas para normalizar o fornecimento, no menor tempo possível, aos 80 mil clientes da RGE Sul e 20 mil da RGE que estão sem energia elétrica".

FALTA DE ÁGUA

Além da falta de luz, moradores de Santa Maria também enfrentam falta d'água que, segundo a Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), é consequência da falta do fornecimento de energia.

Conforme a companhia, as localidades de Arroio Grande, São Marcos, Santa Brígida, Rincão dos Pires, Rincão dos Bentos e Distrito de Arroio do Só estão sem água, com previsão de retorno às 20h desta segunda-feira. Situação semelhante enfrentam os moradores dos bairros Campestre do Menino Deus e Itararé, além das vilas Cauduro e Santa Catarina.

A partir da normalização, afirma a Corsan, é possível que ainda leve algum tempo até que o fornecimento esteja 100% devido à diferença de pressão da água em diferentes regiões.

O ESTRAGO NA REGIÃO

Nos municípios de São Gabriel e São Sepé, segundo as prefeituras, choveu mais de 100 milímetros em cerca de seis horas. A grande quantidade de água alagou diversas ruas das duas cidades, o que fez com que as equipes das defesas civis fossem a campo. Não há situação desalojamento ou desabrigados no entanto.

Em São Sepé está a situação mais grave, onde as aulas em três escolas do interior foram canceladas por causa da chuva. São elas: João Pessoa, na localidade de Tupanci, Eno Brum Pires, no Terceiro Distrito, e Coronel Chananeco, em Cerrito do Ouro. Ainda, houve suspensão do atendimento de um posto de saúde localizado em Jazidas.

Em Restinga Sêca, o temporal causou estragos na Praça Domingos Mostardeiro. Desde a madrugada de domingo até as 7h desta segunda, a cidade registrou um volume de chuva de 95mm.

Enfrenta problemas por conta da chuva? Entre em contato via redes sociais (Facebook e Twitter).

*Colaborou Janaína Wille.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ações trabalhistas têm mais de 30% de queda em Santa Maria Anterior

Ações trabalhistas têm mais de 30% de queda em Santa Maria

188 empregos e estágios para segunda-feira em Santa Maria Próximo

188 empregos e estágios para segunda-feira em Santa Maria

Geral