Colono e motorista

33ª edição da Volksfest in Agudo resgata a memória dos antepassados da região

*Colaborou Eduarda Paz

33ª edição da Volksfest in Agudo resgata a memória dos antepassados da região

Fotos: Vinícius Machado (Diário)

A Volksfest in Agudo foi criada em 1994, pelo Conselho Municipal de Cultura do Município. É considerada a maior festa popular da Região Central do estado gaúcho. O evento teve início em 15 de julho e neste domingo (22), ocorre o último dia da 33° Volksfest in Agudo. A estimativa, segundo a prefeitura e Brigada Militar, é de que 50 mil pessoas passaram pelo evento na sexta, sábado e domingo pela parte da tarde. Nesta edição, contou com mais de 200 expositores de todos os setores, como gastronomia, artesanato, agroindústria, turismo e entre outros.  

A novidade da feira deste ano é o Volksgarten, inaugurado na última sexta-feira (21). Localizado no centro do município, o projeto foi pensado ainda em 2021, consiste em cabanas de madeira no estilo germânico. A emenda parlamentar foi elaborada pela deputada federal Maria do Rosário. Agora já pronto, são dez as cabanas disponíveis para os produtores rurais exporem seus produtos. Um destes que já está usufruindo do espaço é o Edenir Schmengler, 39 anos. 

– A nossa expectativa é sempre vender bem. Trazemos à feira tudo o que produzimos na propriedade. 

O produtor participa todo sábado do Feirão Colonial no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. Durante a semana se organizam com as encomendas e no dia distribuem com os clientes já consolidados, além dos que aparecem na hora. Segundo ele, com a inserção das cabanas, um espaço específico para os comerciantes locais, é uma valorização a mais para os produtores do município. 

O produtor rural Edenir Schmengler, 39 anos

Trazer à tona as memórias

O sábado (22), foi marcado pelo famoso desfile temático, em homenagem ao colono e ao motorista. A feira é uma tradição já no município da Quarta Colônia. São mais de trinta edições na qual buscam trazer à tona as memórias dos antepassados imigrantes. A secretária de Turismo de Agudo, Djulia Ziemann explica que agora com o Volksgarten, 50 expositores tiveram a oportunidade de expor seus produtos de forma gratuita na feira:

– Foi aberto um edital 30 dias antes da realização da festa, seguindo determinadas normas. A nossa ideia é justamente valorizar o produto local e artesanal. Entendemos que nossas festas são um sucesso e estão bem consolidadas no município. 

Já para o prefeito de Agudo, Luís Henrique Kittel, por mais que a Volksfest seja uma feira tradicional, a tecnologia e a inovação são inseridas com o passar do tempo. O clima de calor em pleno mês de julho também foi um ponto positivo para que mais pessoas circulassem pela festa: 

– Estamos sim no calendário de eventos do Rio Grande do Sul. Além da nossa parte cultural que chama a atenção. Nós fechamos com chave de ouro nossa festa, gostaria de agradecer por todas as entidades, apoiadores e patrocinadores que integram essa edição. Ano que vem nós vamos continuar trabalhando muito forte para que a nossa festa esteja mais consolidada no cenário regional. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Chuva e temperaturas baixas retornam nesta semana para Santa Maria Anterior

Chuva e temperaturas baixas retornam nesta semana para Santa Maria

Chafariz e coreto da Praça Saldanha Marinho completam 88 anos neste domingo Próximo

Chafariz e coreto da Praça Saldanha Marinho completam 88 anos neste domingo

Geral