Diário nos Bairros: Eleições 2016

Chácara das Flores quer ruas melhores para transitar

Lizie Antonello

"

Que bela surpresa tivemos ao chegar ao topo da Rua Rodrigues Alves, no bairro Chácara das Flores, região norte de Santa Maria. A vista da cidade de lá, do alto, é um espetáculo.

Por mais segurança e ruas melhores no Perpétuo Socorro

Sabe aqueles lugares onde você chega e pensa: eu poderia viver aqui. E se morasse, acordaria todos os dias e daria uma boa olhada da janela para o Centro, antes de sair para o trabalho. E ao retornar no final do dia, contemplaria o pôr do sol por entre os prédios da área central. O problema é que chegar ao topo da via é um desafio. A rua de chão batido tem trechos intransitáveis. Sem um sistema de escoamento adequado, a água da chuva corre no meio da via abrindo valetas pelo caminho.

Campestre quer posto de saúde e melhorias nas vias
Asfaltamento das vias é o que pedem os moradores do Itararé

As demais ruas do bairro – mesmo as de calçamento irregular – também estão em estado precário de conservação. Por isso, o desejo da maioria dos moradores ouvidos pelo Diário nos Bairros Eleições 2016 é por melhorias no calçamento.

Morador da Rua Maraguaí, quase esquina com a Rodrigues Alves, há três décadas, o eletricista Edson Rangel da Silva, 32 anos, viu de casa a rua ao lado se deteriorar dia após dia, até que o caminhão de coleta de lixo deixou de passar pelo local. Os resíduos domiciliares das famílias ficam acumulados na esquina por em média uma semana a espera do caminhão que só vem até a quadra anterior.

Moradores querem ruas asfaltadas no Menino Jesus
Asfalto para quem mora no Dores poder trafegar pelas ruas
Moradores do João Goulart pedem investimento em saúde

Foto: Arte DSM / Arte DSM

O eletricista também conta que antigamente havia uma proposta para que os ônibus urbanos da linha Chácara das Flores subissem pela Rua das Marcelas, que é calçada, e descessem pela Rodrigues Alves, mas a ideia não teria vingado. O motivo seria que a via mal tem condições de trafegabilidade para veículos leves – os carros têm dificuldade de passar e muitos já foram danificados tentando –, e não suportaria trânsito de veículos pesados. Atualmente, os coletivos não sobem até a parte mais alta do bairro.

Melhorias nas ruas é o pedido dos moradores do Km3 para o próximo prefeito

Carregando matéria

Anterior

MPF em Santa Maria prorroga inscrição para estágio em Direito 

Próximo

Justiça determina que famílias que moram na olaria junto à UFSM saiam do local

Geral