Após revista realizada por agentes do Ministério Público do Rio Grande do Sul, aproximadamente 1,5 tonelada de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos e inutilizados na cidade de Formigueiro nesta terça-feira (28).A fiscalização ocorreu em quatro estabelecimentos da cidade e um mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma propriedade rural no interior do município. Todos os locais foram autuados, e as carnes apreendidas durante a ação foram destinadas ao Mantenedouro São Braz em Santa Maria.
Conforme o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco – Segurança Alimentar), promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, as irregularidades encontradas nos mercados fiscalizados foram alimentos com a validade vencida, armazenados de forma inadequada, estragados e sem procedência.
Já na propriedade rural, duas espingardas foram apreendidas e o proprietário foi conduzido para a Delegacia de Polícia para prestar depoimento. Além do armamento, produtos clandestinos como, carne, linguiça, queijos, entre outros, foram apreendidos. Um bloco de cadernetas de negociação destes produtos também foi apreendido.
A fiscalização ocorreu a pedido do promotor de Justiça de São Sepé, Claudio Antonio Rodrigues Estivallet Junior. Além do Gaeco, a ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal de Formigueiro; Secretaria Estadual da Saúde; Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).