Centro de apoio para pessoas que vivem com HIV é inaugurado em Santa Maria

Arianne Lima

Centro de apoio para pessoas que vivem com HIV é inaugurado em Santa Maria
Fotos: Ariéli Ziegler/PMSM

Atualmente, mais 2,7 mil pessoas vivem com HIV em Santa Maria. Para acolher e garantir os direitos desta população, um novo espaço foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (29) no município.

Inauguração

Mais de 30 pessoas, entre ativistas, profissionais da saúde e demais autoridades, participaram da inauguração do Centro de apoio e direitos das pessoas que vivem com HIV, localizado no Rua Treze de Maio. Anteriormente, local no Bairro Centro foi sede de outros serviços de saúde como o Acolhe Santa Maria e a Casa Treze de Maio – que também é referência no atendimento ao HIV/Aids.

De acordo com a presidente do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV de Santa Maria, Andreia Silva, o centro, que é fruto de uma iniciativa do fórum, deve complementar a rede já existente, atendendo outras demandas dos usuários:

–As pessoas sempre foram buscando suas redes de apoio e redes de solidariedade, que se surgiam informalmente. Então, o Centro de apoio vem para organizar isso e ser este um equipamento articulador, porque já temos hoje uma rede socioassistencial que conseguiria suprir esta demanda e atender todas essas questões de acesso e garantia de direitos. Mas às vezes, para os usuários, falta a informação correta, saber onde ele pode ou deve acessar.

Para a coordenadora da política de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais, Márcia Rodrigues, o trabalho a ser ofertado no Centro de Apoio irá além do acesso à saúde da população que vive com HIV e a prevenção de doenças entre os demais públicos.

– A minha expectativa é a de que consigamos atender os pacientes para além da medicação antirretroviral e das consultas médicas que já oferecemos na Casa Treze de Maio. A missão é dar proteção social, porque até o momento, percebemos que muitos pacientes ainda estão desassistidos sobre onde procurar uma orientação jurídica, de nutrição ou geração de renda. Então, o centro deve dar esse suporte à saúde – afirma.

Centro de apoio e direitos

Horário de atendimento – Todas as terças e quintas-feiras, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, e nas quartas, das 13h às 17h. Nas segundas e sextas-feiras, o espaço será destinadas aos grupos de vivência

Onde – Rua Treze de Maio, 35, Bairro Centro

Para saber mais sobre a programação do Centro de Apoio, acesse a perfil do Forúm no instagram ou pelo telefone (55) 9 9709-1122

85% das pessoas que vivem com HIV e fazem tratamento em Santa Maria estão indetectáveis

Santa Maria muda de posição no ranking nacional de casos de HIV/Aids

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trabalhador morre vítima de choque elétrico em São Sepé Anterior

Trabalhador morre vítima de choque elétrico em São Sepé

2ª Tropeada da Canção Nativa já tem data para ocorrer; inscrições estão abertas Próximo

2ª Tropeada da Canção Nativa já tem data para ocorrer; inscrições estão abertas

Geral