
Foto: Beto Albert (Diário)
Ainda nesta segunda-feira (21), a Igreja Católica prepara missas de sufrágio à alma de papa Francisco, que morreu aos 88 anos nesta madrugada mesmo dia, às 2h35min pelo horário de Brasília. A diocese de Roma programa a missa às 19h na Itália, 14h no horário de Brasília. Em Santa Maria, será na Catedral Metropolitana, Avenida Rio Branco, Bairro Centro, às 18h15min.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em Santa Maria
Toda a comunidade santa-mariense está convidada para participar da missa na Catedral pela alma do papa Francisco, destaca o Reitor da Basílica da Medianeira, padre Cristiano.
– Papa Francisco será lembrado na sua forma de agir, na sua autenticidade, humildade e forma de seus escritos, sempre destacando o cuidado, mas, acima de tudo, o centro de todo o pontificado é a pessoa humana, a valorização da pessoa, o respeito, em frente da sua realidade. Ele sempre agiu respeitando as diferenças, e o amar a todos como Cristo nos amou. Ele tinha essa a questão da humildade, não morava no Palácio Apostólico, e sim na Santa Casa ao lado do Palácio. Ele sempre teve essa proximidade, realmente essa humildade com o povo e falava muito do povo. Ele que os usou o sermão na questão do amor, da humildade, do perdão, mas também nos usou a ver a coerência com o evangelho, sempre muito firme, muito decidido nos seus posicionamentos.
O arcebispo Metropolitano de Santa Maria, dom Leomar Bustolin, conduzirá a celebração.
– Para a Santa Maria, o Papa Francisco, além de ter nomeado o segundo arcebispo, também foi quem possibilitou a declaração da Rainha do Povo Gaúcho para a Medianeira de Todas as Graças. Foi no pontificado dele, eu pessoalmente entreguei uma carta para o Papa e logo veio a resposta de tanta atenção e ternura do Papa por nós. Recordo também o carinho do Papa com o Rio Grande do Sul nos encontros de maio de 2024. Um Papa que já deixa saudades, mas um Papa que nós cremos que intercederá pela igreja e pelo mundo inteiro – relembra dom Leomar.
Roma
Em nota, a diocese de Roma informa e convida fiéis e turistas do Exterior que estão na capital italiana, Roma, para a celebração eucarística em sufrágio do papa Francisco, na Basílica de São João de Latrão. A missa será presidida pelo vigário para a diocese de Roma, cardeal Baldo Reina. Vigílias e missas estão programadas por todo o mundo.
Vaticano
O porta-voz do Vaticano informou que às 19h30min no horário local desta segunda-feira (14h30min do horário de Brasília), o Vaticano rezará um terço na praça São Pedro pelo papa Francisco.
Acompanhe ao vivo o movimento na praça São Pedro
Leia mais:
- Papa Francisco morre aos 88 anos
- Diário Explica: entenda como funciona o processo de escolha do próximo papa
- Papa Francisco faz primeira aparição pública após alta hospitalar