Caso de injúria racial é citado em súmula

Gilson Alves

Caso de injúria racial é citado em súmula
Zagueiro Lucão, do Guarani-VA (à frente), diz ter sido ofendido por torcedor do São Gabriel. Foto: Gean Camargo Dorneles (E.C. São Gabriel)

No final da partida entre São Gabriel e Guarani de Venâncio Aires, pela 9ª rodada da Divisão de Acesso, realizada no último domingo, no Estádio Silvio de Faria Corrêa, vencida pelo Tricolor Gabrielense por 2 a 0, foi relatado, em súmula, um possível caso de injúria racial.

De acordo com o relatório do árbitro do jogo, Solano de Oliveira, após discussão do zagueiro da equipe de Venâncio Aires Lucão com o atleta Paulo Henrique Borges, do São Gabriel, o defensor do Guarani-VA procurou a arbitragem relatando que teria sofrido injúria racial de dois torcedores do time da casa. O árbitro questionou o jogador se ele conseguiria identificar os infratores, e Lucão teria informado que eles não se encontravam mais no local. O atleta registrou boletim de ocorrência.

O presidente do São Gabriel, Arthur de Barros, afirma ter acompanhado de perto a discussão desde o princípio.– O jogador Lucão disse que foi ofendido, mas isso não aconteceu. Ele afirma, mas, ninguém mais viu ou ouviu. O São Gabriel está atento aos fatos. Eu estava perto dele o tempo todo, a polícia também, mas além de acusar é preciso provar. Se tivesse ocorrido algo, faríamos questão de que a pessoa fosse detida. Perguntei ao Lucão quem foi e ele não soube me apontar – afirmou o mandatário gabrielense.

O Guarani de Venâncio Aires emitiu uma nota sobre o caso, que diz o seguinte:“O E.C. Guarani-VA está a par sobre o fato ocorrido e que está se tornando algo corriqueiro, e por muitas vezes um grande espetáculo é prejudicado por causa de um ou dois torcedores que acabam prejudicando seu clube”, diz a nota.

A assessoria do clube complementa que a ideia não é pedir punição ao São Gabriel, e sim que o torcedor seja identificado.Durante a Divisão de Acesso, o próprio Guarani-VA, ainda na 3ª rodada, contra o São Paulo de Rio Grande, no Estádio Edmundo Feix, teve outro fato semelhante, que chegou a gerar punição de perda de mando de campo e multa em dinheiro, ao time de Venâncio, que depois conseguiu reverter o quadro.

O jogo

No campo de jogo, o São Gabriel bateu o Guarani-VA por 2 a 0, gols marcados por Kaio e Negueba. A equipe gabrielense está na 6ª colocação do Grupo B, com 10 pontos conquistados. Em nove partidas disputadas, o Sanga soma três vitórias, um empate e sofreu cinco derrotas.

Gilson Alvesgilson.alves@diariosm.com.br

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PLURAL: geração de herdeiros

Inter-SM se reapresenta e pensa no São Paulo-RG Próximo

Inter-SM se reapresenta e pensa no São Paulo-RG

Geral