A casa de Passagem Maria Madalena inaugurou no começo do mês uma nova unidade de atendimento ao público em situação de rua. A unidade dois fica localizada na Rua Visconde de Pelotas, 403, Bairro Nossa Senhora do Rosário, e atende no sistema portas abertas, ou seja, os acolhidos podem ser atendidos 24 horas, tendo liberdade para voltar a qualquer hora do dia.
Serão 20 vagas, divididas em quatro dormitórios. São 11 vagas masculinas, cinco femininas e quatro para o público LGBTQIA+. Conforme a gestora da casa, Mileni Scalco, o local poderá atender por até 90 dias, de forma emergencial. Ao final, será feito um estudo com base nas condições do município em manter o abrigo, e a capacidade das vagas para os santa-marienses.– No momento, o município se viu na necessidade deste frio intenso, de poder ter mais uma casa de acolhimento para a população de rua. No pós-Covid 19, agravou-se a dependência química, agravou-se a saúde mental e agravou-se muito mais a situação de rua – conta Mileni.
No momento do acolhimento, se necessário, os usuários são transferidos a unidades de saúde, e, posteriormente, voltam a casa. A unidade dois da casa Maria Madalena é destinada para pessoas que ainda tenham autonomia, e conta com um assistente social e oito educadores sociais. São servidas três refeições por dia. A unidade um também tem 20 vagas, sendo 15 masculinas e cinco femininas, contudo é destinada para usuários de alta demanda. São servidas três refeições por dia, e uma adicional com apoio do Mesa Brasil. A unidade um tem um assistente social, uma enfermeira, um psicólogo e oito cuidadores sociais.
Foto: Eduardo Ramos (Diário)Isabelly já recebi o apoio da Casa Maria Madalena há mais de três meses
Isabelly Aguilera Ribeiro, 25 anos, está passando por transição para o gênero feminino. Ela foi transferida da casa um para a dois, que tem o quarto LGBTQIA+.– Está sendo mais confortável e adequado porque temos nosso espaço. As pessoas podem se sentir bem aqui. Estou tendo todo apoio que preciso para a transição. Já tenho encaminhado o nome social – diz Isabelly.
De acordo Mileni, para a realização da busca ativa para pessoas em situação de rua é preciso entrar em contato e agendar. Mais informações você confere abaixo:
CASAS DE PASSAGEM EM SANTA MARIA
Maria Madalena
Onde – Rua Visconde de Pelotas, 403, Bairro Nossa Senhora do Rosário; Rua Coronel Ernesto Beck, 225, Bairro Nossa Senhora do RosárioTelefones – (55) 99952-5044 e 3307-9398
Mundo Novo
Onde – Rua Bento Gonçalves, 450, Bairro Nossa Senhora de LourdesTelefone – (55) 3347-4849
Gabriel Marques, [email protected]