Solidariedade

Casa Maria e Hemocentro se unem para campanha de doação de sangue neste sábado

Maurício Araujo

"

Travar lutas diárias pela vida e recomeçar a batalha a cada despertar é rotina para milhares de pessoas que enfrentam uma das doenças mais agressivas ao ser humano: o câncer. Neste sábado, a Casa Maria, que atende pacientes em tratamento e seus familiares, completa um ano de existência. Para celebrar a data, o Hemocentro Regional, em parceria com a entidade, estará no local, em Camobi, para coletar sangue.

Um ônibus móvel do hemocentro deve estacionar em frente à Casa Maria para receber a população que quiser doar sangue. A estrutura pode receber até quatro pessoas ao mesmo tempo. A coleta dura cerca de 40 minutos e será realizada por ordem de chegada. Cada bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas.

— Pensamos uma ação em conjunto para divulgar o Hemocentro e a Casa Maria. Nós nos unimos porque muitos pacientes que lutam contra o câncer necessitam de sangue — explica a coordenadora do Hemocentro, Carla Coelho.

Cristina Marian Lago, assistente social da Casa Maria, lembra que, das 8h30min até as 16h deste sábado, a casa estará aberta à comunidade. No mesmo dia, será lançado no local o Sangue Social — um aplicativo no Facebook que interligará os hemocentros e doadores, informando os tipos de sangue em falta nas unidades. O Hemocentro regional, em Santa Maria, será o primeiro a utilizar o aplicativo.

— Em três meses queremos levar para o celular. É uma forma de ajudar e contribuir com quem precisa — explica Rossana Freitas Moreira, uma das idealizadoras do projeto.

Para ter acesso à novidade, basta curtir a página do projeto Sangue Social no Facebook. Lá, após o lançamento da nova tecnologia, será disponibilizado um cadastro que informará os doadores qual o tipo de sangue que está em falta nos estoques.

Casa Maria. Um lar de todos

A batalha contra o câncer requer, além do tratamento oncológico, o apoio da sociedade e a colaboração de quem sabe que a luta é árdua, mas pode ser vencida, também, por meio da caridade.

Com este propósito, há quase um ano, a Casa Maria abriu as portas para pessoas que passam pelo tratamento e seus familiares. No total, entre pacientes e familiares, 250 pessoas são atendidas por mês. Algumas só retiram benefícios como leite e cestas básicas, entre outros. A casa tem 21 leitos e oferece cinco refeições ao dia para aqueles que não têm condições financeiras de pagar hospedagem e alimentação. Tudo é mantido por meio de doações, inclusive o aluguel da residência.

As doações e a manutenção da entidade ajudam pessoas como Girmino Santos da Silva, 73 anos, que está há mais de um mês no local, pois precisa fazer diariamente sessões de radioterapia no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), na luta contra um câncer no intestino. O aposentado de Vila Nova do Sul tem na ponta da língua a resposta quando questionado sobre o funcionamento da Casa Maria:

— Isto aqui não é bom, não é nada bom, é ótimo. Um lugar que te recebe de braços abertos e te conforta quando tudo está ruim.

Com lágrimas nos olhos, a filha de Girmino, Elenir da Silva Souza, reforça as palavras do pai, salienta a importância de instituições como a Casa Maria e faz coro ao pedido para que as pessoas contribuam — seja em dinheiro ou de qualquer outra forma — a manter a entidade que acolheu a sua e a tantas outras famílias.

Ajude a Casa Maria
Como:
Com doações em dinheiro (você pode doar mensalmente) ou de alimentos, produtos de limpeza, higiene e outros materiais
Onde: Rua Erly de Almeida Lima, 447, bairro Camobi
Contato: pelo telefone (55) 3311-7077ou no site  

Neste sábado doe sangue
Não esqueça: Das 8h30min às 16h, na Casa Maria
Para ser um doador: É preciso ter entr"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Obras do Proinfância estão paradas em creches de sete cidades da região

Próximo

Laboratórios da UFSM-Cesnors estão fechados em Frederico Westphalen

Geral