A partir do segundo semestre, o Carrefour deve começar as mudanças nos mercados do Grupo Big em Santa Maria. Como a aquisição foi autorizada em maio, a rede francesa se prepara para a conversão das lojas, que atingirão três das quatro unidades do Big na cidade. Até 2023, prazo previsto para as adaptações, o Carrefour dobrará de tamanho no Coração do Estado, passando de duas para cinco unidades, além de dois postos de combustíveis.
A negociação, avaliada em R$ 7,5 bilhões, tornará o Carrefour a maior rede de varejo do Brasil e também o maior empregador privado, com 150 mil funcionários. Por enquanto, as alterações físicas são tratadas em segredo. Mas, extraoficialmente, já há alguns detalhes sobre o que muda.
Na cidade, o Grupo Big tem quatro estabelecimentos. Dois hipermercados, o supermercado Nacional e o Maxxi Atacado, além de dois postos de combustíveis (veja abaixo). Ao aprovar a negociação de venda, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que um dos hipermercados da cidade seja vendido.
Em princípio, o Big do shopping Monet não ficará com o grupo francês e já estaria sendo negociado com outra rede de varejo. Não há detalhes das tratativas.
Clube de compras
Assim, restará o Big do Bairro Patronato, que deverá adotar a bandeira Carrefour ou de um novo modelo de negócio, o Sam’s Club. Trata-se de um atacado que funciona como clube de compras, em que os clientes precisam se associar e pagar uma taxa anual, hoje de R$ 75, para fazer compras no local. O modelo é aplicado em cidades com maior poder aquisitivo.
Hoje, há 32 lojas Sam’s Club no país. O Carrefour já anunciou que pretende abrir mais 40 em até quatro anos. No Rio Grande do Sul, há lojas em Porto Alegre e Caxias do Sul.
O Maxxi Atacado da Avenida Hélvio Basso deverá ser transformado em Atacadão, a rede de atacado do Grupo Carrefour. Dessa maneira, haverá duas unidades de Atacadão na cidade, pois um já funciona na RSC-287, a Faixa Nova de Camobi.
O supermercado Nacional da Avenida Medianeira deve ser o único que não sofrerá alteração de nome. Como a marca já é tradicional no Estado, será mantida, mas haverá mudanças estruturais para acompanhar a imagem do Carrefour.
Há, ainda, dois postos de combustíveis, um do Maxxi e outro no Big do Patronato, que serão administrados pelo Carrefour, que até então não oferecia esse serviço por aqui. A conversão das lojas pode levar ao fechamento de alguns mercados entre três dias a até dois meses.
Leia também:
Mercados de Santa Maria vão seguir fechados aos domingos por mais um anoEntidades avaliam decisão sobre supermercados aos domingosCondomínio de Santa Maria já conta com minimercado autônomo
Concorrência
Com a ampliação do Carrefour na cidade, surge a preocupação com a concorrência no setor. De acordo com Gilberto Cremonese, presidente Sindigêneros, o sindicato que representa os mercados, ainda não há estudo sobre o impacto econômico. Mas ele demonstra preocupação.
– Certamente teremos impactos negativos quanto à concorrência. Isso a gente vê em algumas cidades. Quando há uma grande concentração, o custo de vida é maior – afirma.
Segundo o Sindigêneros, Santa Maria tem em torno de 70 mercados de médio e grande porte. Cremonese ressalta que uma grande rede de varejo tem um poder de barganha muito maior do que os pequenos estabelecimentos, porque concentra um volume grande de fornecedores para um mesmo comprador. Assim, pode oferecer preços mais baixos.
O que deve mudar na cidade
Veja o que acontecerá com as 4 lojas do Grupo Big de Santa Maria após a venda do Carrefour:
Big do Bairro Patronato
O que muda – Irá ser transformado em hipemercado Carrefour ou Sam’s ClubOnde fica – Avenida Walter Jobim
Supermercado Nacional
O que muda – Deverá manter o nome Nacional, mas com nova marca identitária da rede francesaOnde fica – Avenida Medianeira, no Bairro Medianeira
Maxxi Atacado
O que muda – Irá ser transformado em Atacadão. Com isso, o Grupo Carrefour passará a ter duas lojas de atacado na cidadeOnde fica – Avenida Hélvio Basso, no Bairro Duque de Caxias
Big do Shopping Monet
O que muda – Não deve assumir a bandeira Carrefour. Por ordem do Cade, deverá ser vendido a outra rede de supermercados. Negociações já estão em andamento, mas o grupo francês não divulga detalhesOnde Fica – Monet Plaza Shoppin, na Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes
AS UNIDADES DO CARREFOUR NA CIDADE
Mercados
Hipermercado Carrefour – Avenida Rio BrancoHipermercado Carrefour (ou Sam’s Clube) – Avenida Walter JobimSupermercado Nacional – Avenida MedianeiraAtacadão – RSC-287, Faixa Nova de CamobiAtacadão – Avenida Hélvio Basso
Postos de combustível
Hipermercado Carrefour da Avenida Walter JobimAtacadão da Avenida Hélvio Basso
A bandeira Sam’s Club
Atualmente, a bandeira não existe em Santa MariaTrata-se de um atacado que funciona no modelo clube de compras. Os clientes precisam se associar ao clube para poder fazer compras no local. Há uma taxa anual cobrada dos sóciosVende artigos variados, incluindo alimentos, utensílios domésticos e eletrônicosAtualmente, há apenas uma loja Sam’s Club no Estado, em Porto Alegre
Marcos Fonseca, [email protected]
Francine Boijink, [email protected]
Leia todas as notícias