4 anos sem folia

Carnaval de rua em Santa Maria corre o risco de não ser realizado neste ano

Thays Ceretta

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A decisão se terá ou não a Folia do Momo em 2019 deve ser tomada agora, em janeiro. Para que Santa Maria não fique quatro anos consecutivos sem Carnaval de Rua, a Associação Aliança pelo Samba em conjunto com a Secretaria de Cultura estava correndo contra o tempo para captar recursos e realizar a festa popular.

O prazo era até 29 de dezembro, para garantir a folia em março. Porém, uma reunião entre a Associação, presidentes das oito Escolas de Samba da cidade e Secretária de Cultura, está marcada para esta quarta-feira para debater o assunto e analisar o que poderá ser feito.

- A gente quer fazer alguma coisa, vamos decidir o quê, fazer por fazer, não adianta. Não estamos cobrando dinheiro da prefeitura, o que nós estávamos buscando era captar o recurso pela Lei Rouanet - comenta o presidente da Associação Aliança do Samba, Leonardo Ribeiro.

Conheça os assinantes do Diário que ganharam um carro zero e uma viagem para Nova York

A entidade calcula que as três noites de festa custe R$ 648 mil, o valor é para investir em estrutura, segurança, entre outros gastos. Há dois anos, o grupo tenta arrecadar dinheiro, mas não consegue toda a verba. Ainda conforme o presidente, desde janeiro até agora, a associação conseguiu captar cerca de R$ 50 mil, mas caso não atinjam 20% do valor total, existe a possibilidade do dinheiro retornar para as empresas que ajudaram.

REUNIÃO
A Secretária de Cultura de Santa Maria, Marta Zanela, comenta que as duas entidades tentaram buscar recursos por meio da lei federal. Contudo, a secretária adianta que não conseguiu empresas parceiras até o momento.

- A intenção da prefeitura é que o Carnaval saia, mas nós vamos fazer essa reunião para tomar decisões em conjunto. A parte que ficou para nós, de irmos em 16 empresários, não foi possível captar. A associação também iria fazer a parte deles, vamos ver o que temos nesta reunião - explica Marta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça determina fechamento da Rua Sete de Setembro ainda neste mês Anterior

Justiça determina fechamento da Rua Sete de Setembro ainda neste mês

Morre Antônio Abelin, primeiro coordenador do curso de Comunicação Social da UFSM Próximo

Morre Antônio Abelin, primeiro coordenador do curso de Comunicação Social da UFSM

Geral