Candidato ao governo do Estado, Onyx Lorenzoni (PL) participou de um encontro na tarde deste domingo (23), em Santa Maria. Conforme a organização, cerca de mil pessoas, entre o público que adquiriu ingresso para o almoço e apoiadores, se reuniram no salão do Santuário Divino Espírito Santo, localizado no Bairro Camobi.
Apoio da região
No salão, o verde e amarelo predominava. Mesmo que as mesas dispostas no local já estivesse todas ocupadas, o público continuava adentrando no recinto. Na porta principal, um grupo com mais de 15 pessoas aguardava por Lorenzoni. Por volta das 12h15min, o candidato chegou, acompanhado pela esposa, Denise. Ao sair do carro, ele parou para tirar fotos com adultos e crianças, sendo abraçado por muitos até chegar ao palanque.
Antes de Lorenzoni, deputados federais e estaduais, vereadores de Santa Maria, além de lideranças da região, discursaram em apoio ao candidato e a favor da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em discurso, Cláudia Jardim (PL), que concorre ao cargo de vice governadora na chapa, foi enfática:
– Nós temos como missão virar voto.
Representando o senador eleito, o atual vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), estava a primeira suplente ao cargo, a deputada Liziane Bayer (Republicanos).
– Aqui como primeira suplente do Mourão, trago o abraço e o apoio – disse Liziane, antes justificar a ausência do político, que cumpre agenda no nordeste no país.
No palaque, Lorenzoni discursou sobre a necessidade de proteger as famílias e empresas gaúchas:
– O que está em jogo é a liberdade das nossas famílias. O que está em jogo é o futuro do nosso país.
Planos
Pela terceira vez na cidade, ele conversou brevemente com o Diário sobre os planos para Santa Maria e região, caso seja eleito no próximo domingo (30). Entretanto, um outro assunto chamou a atenção. Na última sexta-feira, um vídeo no qual o deputado federal Bibo Nunes critica ato de alunos da UFSM contra o governo e diz que alunos deveriam “ser queimados vivos” passou a repercurtir na mídia, sendo inclusive sendo usada pela campanha de Eduardo Leite (PSDB) em uma inserção. Lorenzoni, que é egresso do curso de Medicina Veterinário da instituição, se posicionou, alegando que não precisaria avaliar algo que não disse:
– Eu não falei. Cada um responde pelos próprios atos. Precisamos sempre lembrar que um parlamentar tem a total liberdade e total responsabilidadesobre as próprias palavras. Quem mistura coisas é aquele rapaz que renunciou ao Rio Grande do Sul, traiu os gaúchos e que mente.
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Segundo turno
O candidato enfrenta Eduardo Leite (PSDB) na disputa para o governo do Estado no próximo domingo, dia 30 de outubro. Eles receberam 37,50% e 26,81% dos votos válidos nas eleições e, agora, partem para um embate direto em busca do voto dos demais eleitores. Além da própria campanha, Onyx trabalha para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).