Caixa libera saque do FGTS para afetados por enchentes no RS

Thais Immig

Moradores afetados pela enchente que causa inúmeros estragos no Rio Grande do Sul desde a madrugada da última segunda-feira, poderão sacar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (3) pela Caixa Econômica Federal. O dinheiro poderá ser retirado por meio do aplicativo FGTS. Em Santa Maria, já são mais de mil pessoas desalojadas.



O saque está disponível aos moradores de municípios que tiverem decretado estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos pela portaria do governo federal. Cada prefeitura passará à Caixa a declaração das áreas afetadas pelo evento climático extremo. Dessa forma, o dinheiro será liberado para as pessoas que moram em endereços afetados. Assim que o dinheiro for liberado, o trabalhador poderá fazer o saque por meio do aplicativo FGTS.

Foto: Beto Albert (Diário)

O Saque Calamidade é uma das possibilidades de retirada de recursos do FGTS. Regulamentada pelo Decreto 5.113/2004, a modalidade só pode ser acionada em casos excepcionais, como as enchentes registradas em centenas de municípios gaúchos. A Caixa também anunciou que o pagamento de contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas podem ser suspensos por três meses. Para isso, o cliente precisa fazer a solicitação junto ao banco para ter direito. Também é possível incorporar prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes.

Até agora, os temporais no Rio Grande do Sul deixaram pelo menos 37 mortos e 74 desaparecidos. As chuvas provocaram estragos em cerca de um a cada três municípios gaúchos, deixando centenas de ilhados e milhares de desabrigados e desalojados. Em Santa Maria, até a tarde de quinta-feira (3), mais de mil pessoas estão desalojadas e duas mortes foram registradas. 


*Com informações da Agência Brasil 


Leia também: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Defesa Civil confirma morte de moradora de Pinhal Grande; é a sexta vítima das chuvas na região Anterior

Defesa Civil confirma morte de moradora de Pinhal Grande; é a sexta vítima das chuvas na região

Com risco de deslizamentos, 50 famílias são evacuadas da Vila Churupa Próximo

Com risco de deslizamentos, 50 famílias são evacuadas da Vila Churupa

Geral