Busto centenário de coronel Niederauer é restaurado em Santa Maria

Redação do Diário

Busto centenário de coronel Niederauer é restaurado em Santa Maria
Fotos: João Alves (PMSM/ Divulgação)

Representantes da prefeitura de Santa Maria e da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) reinauguraram, na manhã desta terça-feira (6), o busto do coronel João Niederauer Sobrinho, localizado no canteiro central da Avenida Rio Branco, no cruzamento com a Rua Venâncio Aires. O monumento, instalado na cidade há exatamente 100 anos, foi restaurado pelo artista peruano e professor aposentando da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Juan Amoretti. O trabalho foi custeado pelo município. 

A solenidade contou com a banda da 3ª DE e com a presença de autoridades civis e militares, como o vice-prefeito Rodrigo Decimo; a secretária de Cultura, Rose Carneiro;o chefe do Gabinete do Vice-prefeito, Álvaro Barreto Lisbôa; o vereador e representante do Legislativo, João Ricardo Vargas; o professor José Antonio Brenner, estudioso da vida da Niederauer; o arquiteto Luiz Gonzaga Binato; o artista Juan Amoretti; o tetraneto do militar homenageado, Juan Francisco Niederauer; o comandante da 3ª DE, o general Sergio Luiz Tratz; e o comandante da 6ª Brigada da Infantaria Blindada, a “Brigada Niederauer”, general Marcelo Carvalho Ribeiro. 

Leia também:

Veja o que abre e fecha no feriado do dia 7 de setembroConfira a ordem do desfile de 7 de Setembro em Santa Maria e as alterações no trânsito

A restauração

O trabalho do artista Juan Amoretti esteve focado em repor os ornamentos furtados ao longo dos anos, principalmente na base e no topo do pedestal de granito que sustenta o busto. As letras com a descrição da obra também foram repostas. O material utilizado no restauro foi alumínio fundido. 

A tonalidade dos ornamentos foi mantida da original. O custo da revitalização para a prefeitura foi de R$ 35 mil. A recuperação da estrutura histórica faz parte dos esforços do município para preservar e reformar o patrimônio do Centro Histórico Ferroviário, onde está o Distrito Criativo Centro-Gare. 

Quem foi Niederauer 

O coronel João Niederauer Sobrinho nasceu em 4 de abril de 1827, na então colônia alemã de Três Forquilhas, no Rio Grande do Sul. Ele veio para Santa Maria em 1844, onde a família morava à época. Aos 23 anos, Niederauer apresentou-se como voluntário na chamada “Guerra contra Oriba e Rosas”, em 1851, quando os presidentes da Argentina e do Uruguai se uniram na tentativa de criar um país único. A partir daí, o militar alcançou inúmeras batalhas junto ao Exército Brasileiro. 

Posteriormente, chegou até a se eleger vereador em Santa Maria, no início da década de 1860. Mesmo assim, retornou à carreira militar e, ao todo, participou de 14 combates e duas batalhas. Niederauer foi morto enquanto coordenava o recolhimento dos mortos e feridos após a Batalha do Avaí, no Paraguai, em 1868, durante a Guerra da Tríplice Aliança. 

Em Santa Maria, além de ser patrono da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, o coronel dá nome à Vila Militar, na Avenida Borges de Medeiros, e a uma rua da região central da cidade.

*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

8º Encontro de Bandas reúne centenas de pessoas em Tupanciretã Anterior

8º Encontro de Bandas reúne centenas de pessoas em Tupanciretã

Confira a ordem do desfile de 7 de Setembro em Santa Maria e as alterações no trânsito Próximo

Confira a ordem do desfile de 7 de Setembro em Santa Maria e as alterações no trânsito

Geral