Foto: Zoo São Brás
O bugio resgatado na tarde de sexta-feira (14), após provocar curtos-circuitos e deixar parte de Santa Maria sem energia elétrica, permanece em estado crítico. A informação foi confirmada pelo Zoo São Braz, que assumiu os cuidados do animal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O macho adulto da espécie Alouatta guariba deu entrada no local às 17h37min de sexta. Segundo o parecer técnico emitido pelo zoológico, o bugio apresentava diversas queimaduras de terceiro grau pelo corpo.
Após ser sedado e avaliado pela equipe veterinária, foram realizados procedimentos imediatos de limpeza das feridas, curativos, reidratação e analgesia. O animal segue internado e monitorado de perto.
O animal está estável, porém o quadro geral é considerado crítico devido à gravidade das queimaduras.
Campanha para ajudar no tratamento
Para custear o tratamento, o Zoo abriu uma campanha de arrecadação, já que foi necessária a compra de pomadas e medicamentos para atender o animal.
O espaço, que não recebe verbas governamentais, mantém todos os animais exclusivamente por meio de doações e apoio da comunidade. Por isso, disponibilizou uma chave Pix para quem quiser contribuir:
Pix (CNPJ): 50.768.319/0001-30
Relembre o caso
Na tarde de sexta, um bugio entrou na Subestação Santa Maria 3, no Distrito Industrial, provocando ao menos dois curtos-circuitos e interrompendo o fornecimento de energia elétrica em diferentes regiões da cidade.
Para garantir a segurança da equipe de resgate, a CPFL Transmissão desligou parte da rede. O Corpo de Bombeiros resgatou o animal com vida e o levou até o Zoo. A concessionária informou que a energia foi totalmente restabelecida às 16h34min.