Segurança e educação

Brigada Militar aumentará rondas próximo à escola onde alunos estão sendo assaltados

Naiôn Curcino

"

Professores, alunos e pais de estudantes da Escola Estadual de Ensino Básico Érico Veríssimo, no bairro Perpétuo Socorro, em Santa Maria, estão mobilizados para tentar dar fim à sensação de insegurança que andou rondando a instituição. Uma onda de furtos de celulares de alunos na saída e na entrada dos horários de aula preocupa a comunidade local. O último registro foi há 15 dias. Foram pelos menos seis furtos a alunos em menos de dois meses. Desde então, a Brigada Militar aumentou a presença em frente ao colégio. Mesmo assim, nesta quarta-feira, houve uma reunião entre a direção da escola, a Brigada Militar, empresários da região e integrantes da 8ª Coordenadoria Regional de Educação e do Conselho de Pais e Mestres para discutir o assunto.

De acordo com o capitão Altacini, comandante do 1º Esquadrão de Polícia Montada, do 1º Regimento de Polícia Montada, explicou que a BM trabalha em cima de estatísticas e que os dados do bairro apresentam poucos casos de violência, mas que, a partir de agora, terá uma atenção especial, principalmente no trecho que compreenda as escolas Érico Verissimo e Perpétuo Socorro. O trabalho ficará a cargo das Rondas Ostensivas com Auxílio de Motocicletas (Rocam), no período entre 18h e 20h, horários de maior incidência dos furtos.

- A educação é uma questão muito importante e que tratamos com muito cuidado. Buscamos atender essa questão com a Patrulha Escolar. Tentamos atender o máximo possível de escolas, mas é difícil, porque são muitas - ressalta Altacini.

A diretora da escola, Gislaine Andrade, afirma que, desde que foi feito o relato dos furtos, já houve uma presença maior de policiais na área. Gislaine reforça que, sempre que precisam, têm os pedidos atendidos pela BM:

- A gente sempre teve um apoio muito bom da Brigada. Percebemos uma maior presença de policiais, e muito grande. Sempre que ligamos para ela e para a Patrulha Escolar, sempre tivemos uma resposta rápida. Não temos queixas, só temos a agradecer - afirma.

Apesar dos últimos sustos, a diretora ressalta que isso não influencia no ensino dos estudantes. Ela comemora que, nesta quarta, dois alunos da escola venceram um concurso de redação realizado por uma empresa da área de saúde bucal, que reuniu cerca de 3,5 mil concorrentes no município.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia Federal deve ouvir vítimas de abusos até sexta-feira

Próximo

Carro bate em caminhão no trevo do Castelinho em Santa Maria

Geral