Brasileiros vão às urnas na Europa e no mundo para escolher o presidente do Brasil 

Michele

Brasileiros vão às urnas na Europa e no mundo para escolher o presidente do Brasil 

A coluna de hoje tem muitos números. Reuni algumas informações sobre brasileiros que vivem pelo mundo e que fizeram questão de se cadastrar para votar neste domingo.  Tem cidade em que o número de eleitores cresceu mais de 300%, Lisboa passou a ser o maior colégio eleitoral fora do Brasil e existem três cidades onde apenas uma pessoa deve ir às urnas! 

O número de eleitores que moram fora do Brasil e que estão aptos a votar nas eleições de domingo aumentou 39,2% em relação a 2018. Resultado do crescimento das imigrações. Um total de 697.078 pessoas que podem ir às urnas distribuídas por 181 municípios do globo.

Aqui na Europa, são 307 mil eleitores cadastrados, 67% a mais do que no último pleito, quando 184 mil residentes europeus participaram do processo eleitoral. Lisboa, a capital portuguesa, é o maior colégio eleitoral brasileiro na Europa: 45.273 pessoas podem ajudar a escolher o presidente. Aqui perto de Braga, na região norte de Portugal,  a votação ocorre na cidade do Porto.  Estão aptos a votar mais de 30 mil eleitores. E existe também urnas no sul do país, onde se cadastraram mais de 5.500 pessoas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Portugal tem 80.866 eleitores cadastrados. 

Na Europa, chama a atenção o crescimento do número de eleitores cadastrados na capital irlandesa. De 2,1 mil cadastros em 2018, o número passou para 11 mil 946 em 2022 , em Dublin (465%). 

Lisboa, Portugal  – 45.273Miami, EUA – 40.189Boston, EUA – 37.159Nagoia, Japão- 35.651

Na contramão dos números expressivos, três cidades tem apenas 1 eleitor: Vaticano,  Itália; Bamako, em Mali e Abuja, na Nigéria.  

Boa votação a todos! Que prevaleça o respeito! 

Leia todos os colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria sem Fome: Gaia Associação acolhe pessoas em vulnerabilidade social Anterior

Santa Maria sem Fome: Gaia Associação acolhe pessoas em vulnerabilidade social

Santa Maria sem Fome: ONG Mãos Unidas Pelo Cipriano atua há cinco anos na comunidade Próximo

Santa Maria sem Fome: ONG Mãos Unidas Pelo Cipriano atua há cinco anos na comunidade

Geral