Vazamentos na rede de esgoto e ruas em más condições são a maioria das reclamações dos leitores do Diário à seção "Tem Conserto?". Em junho, o Diário recebeu cerca de 20 reclamações de problemas. Desses, segundo a prefeitura, 7 foram consertados e 13 ainda não.
Confira abaixo prestação de conta dos problemas enviados pelos leitores ao "Tem Conserto?" em junho e a resposta da prefeitura e da RGE Sul:
CONSERTADOS: 7 problemas

Rua Josué Guimarães, Bairro Camobi
Problema: Vazamento na rede de esgoto.
Como está hoje? Consertado.
Rua Visconde de Pelotas, Bairro Bonfim
Problema: Vazamento na rede de esgoto.
Como está hoje? Consertado.
Rua Pedro Pereira, Bairro Nossa Senhora de Lourdes
Problema: Vazamento na rede de esgoto.
Como está hoje? Consertado.
Rua Engenheiro Adi João Forgiarini, Parque Pinheiro Machado
Problema: Buracos.
Como está hoje? Consertado.
Rua Rio Grande do Norte, Bairro Pinheiro Machado
Problema: Vazamento na rede de esgoto.
Como está hoje? Consertado.
Rua Belém, Parque Pinheiro Machado
Problema: Galhos no meio da rua.
Como está hoje? Consertado.
Rua Fredy Germano, Bairro Juscelino Kubitschek
Problema: Falta de sinalização no trânsito.
Como está hoje? Consertado.
NÃO CONSERTADOS: 12 situações
Rua São Paulo, no Bairro Pinheiro Machado
Problema: Via em más condições.
O que diz a prefeitura? A rua recebeu vistoria pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, em 20 de abril. A manutenção da referida rua já consta no cronograma de trabalho da pasta e é uma das demandas do Bairro Pinheiro Machado. A assessoria do vereador Alemão do Gás informou que o pedido de manutenção deste local foi feito em fevereiro deste ano.
Como está hoje? Segundo um leitor, as condições da rua pioraram por conta das chuvas e até o momento, nenhuma manutenção foi feita.
Rua 4, Loteamento Santos Dumont, Bairro Camobi
Problema: Via em más condições e com buracos.
O que diz a prefeitura? Até o momento sem resposta.
Como está hoje? De acordo com a leitora, nenhuma vistoria foi feita até o momento. Os moradores colocaram pedras nos buracos para facilitar a locomoção na via.
Parada de ônibus na Faixa de São Pedro
Problema: Parada de ônibus que alaga quando chove.
O que diz a prefeitura? Foi feita a vistoria. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos o problema está no nível da parada. A secretaria de Mobilidade Urbana fez contato com a Gestão Ambiental da Travessia Urbana e a mesma informou que o consórcio da Travessia irá regularizar a situação.
Como está hoje? Segundo leitora, a parada foi pintada, porém os problemas com alagamento não foram solucionados.

Rua Agostinho Scolari, Bairro Urlândia
Problema: Poste caindo.
O que diz a RGESsul? O poste está na programação de obras da RGE Sul para ser substituído e isso será feito conforme a adequação da rede elétrica devido à duplicação da BR 287.
Como está hoje? No dia 29 de junho, a empresa colocou uma tala, solução técnica, para prevenir riscos de acidentes, até que a obra seja realizada.
Rua Cond¿eu, Bairro Perpétuo Socorro
Problema: Buraco na frente da garagem.
O que diz a prefeitura? É necessário abrir protocolo junto à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, de forma presencial (Avenida Medianeira, nº 179) ou pelo telefone (55) 3223-1616.
Como está hoje? Segundo leitora, o problema não foi consertado até o momento.
Rua Villa Lobos, Bairro Camobi
Problema: Carro abandonado há cerca de 5 anos. A rua foi pavimentada pelas equipes da Secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, entretanto o calçamento foi desviado devido o carro estar parado no local.
O que diz a prefeitura? De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, não é possível aplicar multa ao antigo proprietário, pois o veículo não está estacionado em local proibido. Entretanto, o dono ainda é o responsável pela retirada do veículo da via. Já o vereador Alemão do Gás informou que encaminhou um projeto referente a remoção de veículos abandonados em logradouros públicos.
Como está hoje? De acordo com uma moradora, o carro continua parado no local.

Estrada de Arroio de Só
Problema: Estradas em más condições.
O que diz a prefeitura? A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos tem as máquinas e pedras a postos para a manutenção. No entanto, devido ao tempo chuvoso, não há condições de interceder nesta estrada neste momento.
Como está hoje? A situação das estradas do distrito foi publicada no Diário na edição de 14 de junho. As obras para manutenção das vias já iniciaram, entretanto o tempo de conclusão depende das condições de clima.

Rua Valdomiro Campos, Bairro Tropical
Problema: Boieiro entupido.
O que diz a prefeitura? A rua está incluída no cronograma de trabalho da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e nas demandas do Bairro Urlândia.
Como está hoje? A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos no dia 29 de junho e até o momento não obteve respostas sobre a situação atual da rua.
Rua Luiz Durand, Bairro Presidente João Goulart
Problema: Terreno abandonado.
O que diz a prefeitura? Constatando que o terreno está realmente sujo será expedida uma notificação ao proprietário para que realize a limpeza do lote, no prazo de 30 dias, conforme Art. 266 da Lei Complementar 092/2012, o não atendimento da notificação gera multa.
Como está hoje? A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos no dia 29 de junho e até o momento não obteve respostas sobre a situação atual do terreno.
Rua Ernesto Alves, Bairro Passo D¿areia
Problema: Terreno abandonado
O que diz a prefeitura? Conforme código de postura do município, a limpeza de terreno particular é de responsabilidade do proprietário do imóvel, assim como a área do passeio publico (calçada). Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, para que o município realize a notificação do proprietário do referido imóvel é necessário que o denunciante informe a secretaria a Secretaria de Regularização Urbana os dados do referido Imóvel
Como está hoje? O terreno não recebeu fiscalização
Rua Santo Expedito, Vila Maringa, bairro Diácono João Luiz Pozzobon
Problema: Acumulo de lixo em terreno
O que diz a prefeitura? A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos informa que o serviço foi realizado no mês de maio, entretanto um dia após a limpeza, o local já estava com lixo doméstico e bens inservíveis. A pasta justifica que o bairro possui coleta de lixo três vezes por semana, e mesmo assim, os moradores depositam os lixos no terreno.
Como está hoje? Não há previsão para realização de uma nova limpeza
Rua Caracaraí, Bairro Urlândia
Problema: Lixo em calçada.
O que diz a prefeitura? Conforme código de postura do município, a limpeza de terreno particular é de responsabilidade do proprietário do imóvel, assim como a área do passeio publico (calçada). Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, para que o município realize a notificação do proprietário do referido imóvel é necessário que o denunciante informe a secretaria a Secretaria de Regularização Urbana os dados do referido Imóvel.
Como está hoje? Até o dia 29 de junho a vistoria não tinha sido feita.
COMO SOLICITAR REPAROS À PREFEITURA
Passeio público: Contato com o setor de Fiscalização da prefeitura, pelo telefone (55) 3921-7044.
Terrenos abandonados: Contato com a Coordenadoria de Fiscalização de Terrenos e Edificações, pelo telefone (55) 3921-7044.
Paradas de ônibus: Contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana pelo telefone (55) 3921-7271.
COMO PARTICIPAR DO "TEM CONSERTO?"?
A seção foi criada com o propósito de receber relatos de moradores de Santa Maria, a respeito das más condições de infraestrutura e mobilidade da cidade. A página oficial pode ser acessada no link.
- Envie seu relato pelo WhatsApp, para o número (55) 99973-0878, ou pelo e-mail [email protected].
- Não esqueça de informar seu nome completo e o local do problema.
- Fotos e vídeos podem ser encaminhados para o mesmo número.
- Você também pode informar sobre as medidas tomadas por você para solucionar a situação.