Foto: Renan Mattos (Diário)
O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canutto, assinou, nesta quinta-feira, a liberação para a prefeitura de Santa Maria licitar a elaboração de projetos para revitalização de 75 quilômetros de 64 ruas de Santa Maria. O valor do financiamento, nesta primeira etapa, contraído na Caixa Econômica Federal, será de R$ 1,1 milhão.
Segundo a prefeitura, esse contrato com o banco deverá ser assinado em até 15 dias. Ao todo, o Executivo deve receber R$ 50 milhões do programa para recuperar as ruas.
Fiscalização nas estradas é reforçada para o feriado
- Imediatamente após a assinatura, vamos elaborar o processo licitatório para os 64 projetos. Eles irão começar com o levantamento topográfico de todas as ruas, levantamento visual e teste de resistência de solo. Quem vencer a licitação também irá fazer um relatório das principais causas da deterioração do asfalto em Santa Maria - explica o responsável pela captação de recursos da prefeitura, Alexandre Lima.
Após a elaboração desses projetos para definir como serão feitas as obras, a prefeitura terá de abrir licitação para escolher as empresas que irão recuperar as ruas, colocando asfalto novo. A previsão do Executivo é que as obras de recuperação comecem a partir do ano que vem.